Ensino de Paleontologia em espaços não formais

o Museu de Ciências Naturais UEPG, perspectivas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.19.24012.003

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Interação Museu-Escola, Patrimonio paleontológico, Formação científica, Extensão Universitária

Resumo

A Paleontologia, como campo interdisciplinar, desempenha um papel crucial na educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e para a compreensão de processos naturais complexos. Apesar de sua relevância, o ensino de Paleontologia é frequentemente inserido de forma limitada nos currículos escolares. Sua abordagem em espaços de educação não formal representa uma alternativa para superar as imitações do seu enfoque convencional em espaços de educação formal. Este artigo busca compreender as perspectivas e possibilidades de ensino da Paleontologia em espaços não formais, especificamente no Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCN). A pesquisa foi realizada em duas etapas: uma análise qualitativa do acervo do museu, categorizando o espaço físico, fósseis e outros objetos em termos de sua relevância pedagógica; e uma avaliação das práticas educativas oferecidas, em que através de uma revisão da literatura sobre o uso de espaços não formais no ensino de Ciências e Paleontologia, buscou-se integrar as práticas identificadas com o contexto educacional brasileiro. Os resultados indicam que o MCN, com seu acervo diversificado e abordagens pedagógicas, pode enriquecer a aprendizagem em Paleontologia, oferecendo experiências que complementam a educação formal. Ao expandir seus programas educativos e desenvolver parcerias com instituições de ensino, o MCN pode solidificar seu papel como um centro de referência em educação científica e paleontológica, impactando positivamente a formação de estudantes e professores. A criação de materiais didáticos e a capacitação de docentes são caminhos promissores para fortalecer a interação entre o museu e as escolas, promovendo um ensino mais efetivo e envolvente.

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Biografia do Autor

Isabelle de Siqueira Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Isonel Sandino Meneguzzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil

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Gabrieli Goltz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Daniel Sedorko, Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

DE SIQUEIRA TAVARES, I.; MENEGUZZO, I. S.; GOLTZ, G.; SEDORKO, D. Ensino de Paleontologia em espaços não formais: o Museu de Ciências Naturais UEPG, perspectivas e possibilidades. Terr@ Plural, [S. l.], v. 19, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.19.24012.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/24012. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos