Expansão da educação agroecológica formal no Brasil: construindo novas territorialidades nos últimos 17 anos
Keywords:
Ensino formal, ensino informal, desenvolvimento rural, sustentabilidade, territórios alternativosAbstract
Os cursos formais de agroecologia vem se territorializando no Brasil, nos últimos quatro anos sua oferta cresceu 69%. A expansão desses cursos tem sido uma demanda dos movimentos sociais do campo, por uma educação que reflita a realidade socioambiental dos territórios camponeses e gere mudanças na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a agricultura. Com objetivo de entender como a agroecologia vem se expandindo, buscou-se através de uma pesquisa exploratória, de dados secundários, disponíveis em sites e plataformas governamentais, analisar quantitativamente os cursos de agroecologia em três níveis de escolaridade. Concluiu-se que a criação dos cursos formais gera outras territorialidades no campo e novas perspectivas no que concerne à formação profissional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Terr@ Plural will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion, and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The authors get permission to publish the contribution in other media, printed or digital, it may be in Portuguese or translation since the publication is credited to Revista Terr@ Plural. It allows the self-archiving of published articles in institutional repositories, thematic repositories, or personal web pages in the pdf version downloaded from the journal's site.