Expansão da educação agroecológica formal no Brasil: construindo novas territorialidades nos últimos 17 anos

Autores/as

  • Sandra Andrea Engelmann Instituto Federal do Paraná (IFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) http://orcid.org/0000-0002-4594-9266
  • Nicolas Floriani Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Ensino formal, ensino informal, desenvolvimento rural, sustentabilidade, territórios alternativos

Resumen

Os cursos formais de agroecologia vem se territorializando no Brasil, nos últimos quatro anos sua oferta cresceu 69%. A expansão desses cursos tem sido uma demanda dos movimentos sociais do campo, por uma educação que reflita a realidade socioambiental dos territórios camponeses e gere mudanças na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a agricultura. Com objetivo de entender como a agroecologia vem se expandindo, buscou-se através de uma pesquisa exploratória, de dados secundários, disponíveis em sites e plataformas governamentais, analisar quantitativamente os cursos de agroecologia em três níveis de escolaridade. Concluiu-se que a criação dos cursos formais gera outras territorialidades no campo e novas perspectivas no que concerne à formação profissional.   

Biografía del autor/a

Sandra Andrea Engelmann, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora de Geografia no IFPR, Campus Campo Largo. 

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. 

Nicolas Floriani, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPG

Publicado

2018-07-31

Cómo citar

ENGELMANN, S. A.; FLORIANI, N. Expansão da educação agroecológica formal no Brasil: construindo novas territorialidades nos últimos 17 anos. Terr@ Plural, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 22–40, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/11007. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos