Breve debate acerca das políticas e práticas educacionais do/no campo: o caso das escolas vinculadas ao poder público do município de Manoel Ribas, PR
Keywords:
Educação do/no Campo, Camponês, Comunidades.Abstract
Discutir uma educação instruída junto aos sujeitos do campo e por eles pensada é um desafio bastante instigante, dadas aos atuais cenários educacionais vigentes. As reflexões aqui levantadas trazem à tona uma revisão bibliográfica dos atores e autores sociais da educação camponesa, um esforço que considera a realidade vivencial das comunidades rurais como parte da construção pedagógica do/no campo. Este estudo aborda algumas realizações partilhadas entre o governo municipal de Manoel Ribas/PR e suas comunidades rurais, relacionado às práticas de educação camponesa instituídas localmente, uma construção social que tem permitido significativos avanços ao acesso educacional voltado as necessidades dos educandos rurais. Nestes termos, os debates aqui propostos evidenciam que mesmo existindo algumas deficiências na oferta desta modalidade educacional no município, existem vários ganhos sociais que tem mobilizado os camponeses acerca do seu papel como agente de transformação e construtor do próprio destino
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Terr@ Plural will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion, and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The authors get permission to publish the contribution in other media, printed or digital, it may be in Portuguese or translation since the publication is credited to Revista Terr@ Plural. It allows the self-archiving of published articles in institutional repositories, thematic repositories, or personal web pages in the pdf version downloaded from the journal's site.