Educação não formal em museus universitários ligados às Geociências no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.21428.001Palavras-chave:
ações educativas, educação museal, geografia, GeologiaResumo
este trabalho apresenta um panorama da educação não formal realizada em museus universitários paranaenses ligados às geociências. Esses museus expõem em seu acervo conteúdos como Arqueologia, Astronomia, Botânica, Geologia, Meteorítica, Mineralogia, Paleontologia, Pedologia, Recursos Hídricos e Zoologia. A identificação e seleção dos museus que integram esta pesquisa foi realizada em 2020 na plataforma Museusbr (website pertencente ao IBRAM) e no website da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), ligada à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná. Dos 328 museus e espaços museais localizados no Paraná, sete deles estão ligados às universidades e correspondem ao recorte temático da investigação. A partir deste levantamento, foram entrevistados os(as) diretores(as) gerais de cada instituição e os dados analisados indicaram que esses museus são fomentados principalmente por recursos das universidades, que promovem, frequentemente, atividades além das visitas guiadas e não-guiadas, a exemplo de mostras itinerantes, oficinas, minicursos, eventos e geralmente disponibilizam ao público algum material didático para enriquecer a experiência da visitação, como folders, panfletos, kits de objetos científicos e réplicas. Os dados demonstraram, ainda, que os profissionais das ações educativas e mediadores têm formação específica nas áreas temáticas dos museus e são fundamentais para a avaliação da experiência dos visitantes. A percepção dos mediadores tem sido a principal fonte de informações para respaldar ajustes nas estratégias de educação nos museus. As redes sociais desempenham importante papel na maior parte dos museus consultados, como instrumento de divulgação do museu e de suas ações educativas. Em linhas gerais os museus universitários do Paraná consultados promovem ações de educação não formal em conformidade com a Política Nacional de Educação Museal proposta pelo IBRAM.
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