A percepção de estudantes de Ciências Contábeis quanto aos fatores relevantes no processo de avaliação de empresas

Autores

  • Daniel Ramos Nogueira UNOPAR/UNIFIL/UFPR
  • Ademir Clemente UFPR
  • Léo Raifur UNICENTRO
  • Esmael Almeida Machado UEMS
  • Eder Alexandre Pires UNOPAR/UFPR

Resumo

Este ensaio busca avaliar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública federal do Estado do Paraná sobre os fatores relevantes no processo de avaliação de empresas para determinação do seu valor. Os fatores relevantes foram determinados previamente, de acordo com a abordagem teórica apresentada por diversos autores. O estudo é classificado como descritivo, cuja coleta de dados se deu por meio de questionário impresso. Após a análise dos dados, foram constatados os principais achados da pesquisa, que indicaram a percepção, por parte dos respondentes, que o market share é o item principal na determinação do valor da empresa, seguido dos índices de endividamento e de rentabilidade, além de ativos intangíveis também julgados importantes. As variáveis relacionadas à estrutura administrativa foram consideradas irrelevantes. A avaliação em grupos não evidenciou diferença na percepção, seja quando divididos entre sexo masculino e feminino ou entre atuantes e não-atuantes na área contábil. Os achados foram consonantes com as indicações apresentadas pelas referências consultadas sobre o processo de avaliação de empresas e os fatores relevantes.

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Publicado

16-07-2019

Como Citar

NOGUEIRA, D. R.; CLEMENTE, A.; RAIFUR, L.; MACHADO, E. A.; PIRES, E. A. A percepção de estudantes de Ciências Contábeis quanto aos fatores relevantes no processo de avaliação de empresas. Revista ADMPG, [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13901. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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