EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.21954.029

Abstrakt

Este ensaio objetiva discutir em que medida as Instituições de Ensino Superior são capazes de implementar políticas públicas por meio dos projetos de extensão em comunidades tradicionais, tendo como base teórica a tecnociência solidária para a mediação das diferenças socioculturais. Adotando como método a análise bibliográfica, busca-se verificar os elos entre Universidade, ações de extensão, meso-instituições, políticas públicas e comunidades tradicionais e a produção de alimentos. Utiliza-se o conceito de tecnociência solidária como mediador entre ciência e tecnologia e povos de diferentes culturas, no processo de implementação de políticas públicas voltadas para a organização produtiva e em meio aos choques culturais e socioeconômicos. A partir desse contexto, conclui-se que há uma janela de oportunidades, que pode ser explorada por meio de projetos de extensão em tais comunidades, valendo-se das experiências socioculturais e produtivas endógenas, fornecendo suporte tecnológico e satisfazendo necessidades de fomento desses coletivos.

Palavras-chave: Instituições. Atores. Tecnociência solidária.

Biografie autora

Oséias Freitas de Oliveira Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Aluno de Doutorado em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutorado e Pós-doutorado em Economia Aplicada. 

 

 

Publikováno

2023-09-25