EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.21954.029Abstract
Este ensaio objetiva discutir em que medida as Instituições de Ensino Superior são capazes de implementar políticas públicas por meio dos projetos de extensão em comunidades tradicionais, tendo como base teórica a tecnociência solidária para a mediação das diferenças socioculturais. Adotando como método a análise bibliográfica, busca-se verificar os elos entre Universidade, ações de extensão, meso-instituições, políticas públicas e comunidades tradicionais e a produção de alimentos. Utiliza-se o conceito de tecnociência solidária como mediador entre ciência e tecnologia e povos de diferentes culturas, no processo de implementação de políticas públicas voltadas para a organização produtiva e em meio aos choques culturais e socioeconômicos. A partir desse contexto, conclui-se que há uma janela de oportunidades, que pode ser explorada por meio de projetos de extensão em tais comunidades, valendo-se das experiências socioculturais e produtivas endógenas, fornecendo suporte tecnológico e satisfazendo necessidades de fomento desses coletivos.
Palavras-chave: Instituições. Atores. Tecnociência solidária.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.