Estatuto da Criança e do Adolescente: os (des)caminhos na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes

Conteúdo do artigo principal

Andreia Cristina da Silva Almeida
Jaina Raqueli Pedersen Pedersen
Jorge Alexandre da Silva

Resumo

Em comemoração aos trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o artigo, fruto de pesquisas bibliográfica e documental, tem por objetivo possibilitar uma leitura crítica sobre os (des)caminhos da proteção da criança e do adolescente a partir da instituição do ECA. O texto, de viés crítico, apresenta iniciativas do ponto de vista legal e das políticas públicas, que elucidam o alargamento protetivo que o ECA gerou à infância e à adolescência. A concepção de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos é problematizada a partir dos direitos humanos e considera, sobretudo, a diferenciação entre quantidade e qualidade do direito. As conquistas e avanços nesse percurso histórico ainda são limitados e insuficientes em um cenário de agravamento das desigualdades (re)produzidas pelo capitalismo e que geram as mais diversas situações de violação de direitos como, por exemplo, o direito à alimentação adequada, o qual ainda revela a desproteção de crianças e adolescentes brasileiros.

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Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, A. C. da S.; PEDERSEN, J. R. P.; DA SILVA, J. A. Estatuto da Criança e do Adolescente: os (des)caminhos na efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2016513.031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/16513. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Seção Temática 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente
Biografia do Autor

Andreia Cristina da Silva Almeida, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/RS

Doutora (2016) e Mestra (2012) em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Toledo Prudente, Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus São Borja). E-mail: andreiacristina@unipampa.edu.br.

Jaina Raqueli Pedersen Pedersen, Universidade Federal do Pampa

Doutora (2014) e Mestra (2010) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Carazinho), Professora Adjunta III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus São Borja). E-mail: jainapedersen@unipampa.edu.br.

Jorge Alexandre da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/RS

Doutor (2014) e Mestre (2008) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Graduado em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC/RS. Professor Adjunto III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus São Borja). E-mail: jorgealexandre@unipampa.edu.br.

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