RESENHA DA OBRA: Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias

Conteúdo do artigo principal

Márcio de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-4706-2930
Rosana Trindade de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1732-8013

Resumo

A autora Jimena Furlani é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1994 e, nos  últimos 30 anos, vem estudando e pesquisando sobre educação sexual; sexualidade infantil, adolescente e adulta; estudos da relação de gênero e diversidade sexual. São
propostas, neste livro, reflexões para construção de uma escola que entenda, debata e respeite as diferenças identitárias. Furlani (2016) buscou evidenciar a não utilização da neutralidade na escrita, escrevendo o material na primeira pessoa do singular, embasando seus esboços,
também, na corrente dos estudos feministas e aprofundando as discussões acerca dos efeitos políticos e pedagógicos 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, M. de; TRINDADE DE MATOS, R. RESENHA DA OBRA: Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças: Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–5, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2217041.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/17041. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Pedagogo pela UEM. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM.

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Gestão de Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED. E-mail: rosanamatos83@gmail.com

Referências

EL PAÍS. Menina de 10 anos violentada faz aborto legal, sob alarde de conservadores à porta do hospital. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-16/menina-de-10-anos-violentada-fara-aborto-legal-sob-alarde-de-conservadores-a-porta-do-hospital.html>. Acesso em: 22 set. 2020.

HALL, Stuart. Introduction. In: HALL, Stuart (Org.). Representation – cultural representations and signifying practices. London: Sage/The Open University, 1997. p. 01-12.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MMFDH. Crianças e adolescentes: balanço do Disque 100 aponta mais de 76 mil vítimas. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/criancas-e-adolescentes-balanco-do-disque-100-aponta-mais-de-76-mil-vitimas>. Acesso em: 28 set. 2020.