REVIEW OF THE WORK: Sex education in the classroom: gender relations, sexual orientation and ethnic-racial equality in a proposal to respect differences Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias

Main Article Content

Márcio de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-4706-2930
Rosana Trindade de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1732-8013

Abstract

A autora Jimena Furlani é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1994 e, nos  últimos 30 anos, vem estudando e pesquisando sobre educação sexual; sexualidade infantil, adolescente e adulta; estudos da relação de gênero e diversidade sexual. São
propostas, neste livro, reflexões para construção de uma escola que entenda, debata e respeite as diferenças identitárias. Furlani (2016) buscou evidenciar a não utilização da neutralidade na escrita, escrevendo o material na primeira pessoa do singular, embasando seus esboços,
também, na corrente dos estudos feministas e aprofundando as discussões acerca dos efeitos políticos e pedagógicos 

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, M. de; TRINDADE DE MATOS, R. REVIEW OF THE WORK: Sex education in the classroom: gender relations, sexual orientation and ethnic-racial equality in a proposal to respect differences: Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–5, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2217041.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/17041. Acesso em: 28 sep. 2024.
Section
Resenhas
Author Biographies

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Pedagogo pela UEM. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM.

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas

Graduated in Full Degree in Pedagogy from Faculdade Táhirih - Association for the Cohesive Development of the Amazon. Specialist in Curriculum Management and Development of Pedagogical Practices from the State University of Amazonas-UEA. Effective teacher at the Municipal Education Secretariat of Manaus-Semed / AM.Master's student in the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas-UFAM. Scholarship by the Research Support Foundation of the State of Amazonas - FAPEAM. Has experience in Education, with emphasis on Educational Supervision.

References

EL PAÍS. Menina de 10 anos violentada faz aborto legal, sob alarde de conservadores à porta do hospital. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-16/menina-de-10-anos-violentada-fara-aborto-legal-sob-alarde-de-conservadores-a-porta-do-hospital.html>. Acesso em: 22 set. 2020.

HALL, Stuart. Introduction. In: HALL, Stuart (Org.). Representation – cultural representations and signifying practices. London: Sage/The Open University, 1997. p. 01-12.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MMFDH. Crianças e adolescentes: balanço do Disque 100 aponta mais de 76 mil vítimas. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/criancas-e-adolescentes-balanco-do-disque-100-aponta-mais-de-76-mil-vitimas>. Acesso em: 28 set. 2020.