REVISIÓN DE LA OBRA Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias

Contenido principal del artículo

Márcio de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-4706-2930
Rosana Trindade de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1732-8013

Resumen

A autora Jimena Furlani é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1994 e, nos  últimos 30 anos, vem estudando e pesquisando sobre educação sexual; sexualidade infantil, adolescente e adulta; estudos da relação de gênero e diversidade sexual. São
propostas, neste livro, reflexões para construção de uma escola que entenda, debata e respeite as diferenças identitárias. Furlani (2016) buscou evidenciar a não utilização da neutralidade na escrita, escrevendo o material na primeira pessoa do singular, embasando seus esboços,
também, na corrente dos estudos feministas e aprofundando as discussões acerca dos efeitos políticos e pedagógicos 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, M. de; TRINDADE DE MATOS, R. REVISIÓN DE LA OBRA: Educación sexual en el aula: relaciones de género, orientación sexual e igualdad étnico-racial en una propuesta de respeto a las diferencias. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–5, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2217041.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/17041. Acesso em: 22 dic. 2024.
Sección
Resenhas
Biografía del autor/a

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Pedagogo pela UEM. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM.

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas

Graduada en Licenciatura en Pedagogía por la Facultad Táhirih - Asociación para el Desarrollo Cohesivo de la Amazonía, Especialista en Gestión Curricular y Desarrollo de Prácticas Pedagógicas por la Universidad Estatal de Amazonas-UEA. Docente efectivo en la Secretaría Municipal de Educación de Manaus-Semed / AM. Estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Amazonas-UFAM. Beca de la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Amazonas - FAPEAM. Tiene experiencia en Educación, con énfasis en Supervisión Educativa.

Citas

EL PAÍS. Menina de 10 anos violentada faz aborto legal, sob alarde de conservadores à porta do hospital. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-16/menina-de-10-anos-violentada-fara-aborto-legal-sob-alarde-de-conservadores-a-porta-do-hospital.html>. Acesso em: 22 set. 2020.

HALL, Stuart. Introduction. In: HALL, Stuart (Org.). Representation – cultural representations and signifying practices. London: Sage/The Open University, 1997. p. 01-12.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MMFDH. Crianças e adolescentes: balanço do Disque 100 aponta mais de 76 mil vítimas. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/criancas-e-adolescentes-balanco-do-disque-100-aponta-mais-de-76-mil-vitimas>. Acesso em: 28 set. 2020.