REVUE DES TRAVAUX Éducation sexuelle en classe: relations de genre, orientation sexuelle et égalité ethno-raciale dans une proposition de respect des différences

Contenu principal de l'article

Márcio de Oliveira
http://orcid.org/0000-0003-4706-2930
Rosana Trindade de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1732-8013

Résumé

A autora Jimena Furlani é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 1994 e, nos  últimos 30 anos, vem estudando e pesquisando sobre educação sexual; sexualidade infantil, adolescente e adulta; estudos da relação de gênero e diversidade sexual. São
propostas, neste livro, reflexões para construção de uma escola que entenda, debata e respeite as diferenças identitárias. Furlani (2016) buscou evidenciar a não utilização da neutralidade na escrita, escrevendo o material na primeira pessoa do singular, embasando seus esboços,
também, na corrente dos estudos feministas e aprofundando as discussões acerca dos efeitos políticos e pedagógicos 

Statistiques

Chargement des statistiques…

Renseignements sur l'article

Comment citer
OLIVEIRA, M. de; TRINDADE DE MATOS, R. REVUE DES TRAVAUX: Éducation sexuelle en classe: relations de genre, orientation sexuelle et égalité ethno-raciale dans une proposition de respect des différences. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, p. 1–5, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2217041.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/17041. Acesso em: 28 sept. 2024.
Rubrique
Resenhas
Bibliographies de l'auteur-e

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e Pedagogo pela UEM. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFAM.

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas

Diplômé en Pédagogie de Faculdade Táhirih - Association pour le Développement Cohésif de l'Amazonie Spécialiste en Gestion des Programmes et Développement des Pratiques Pédagogiques de l'Université d'Etat d'Amazonas-UEA. Professeur efficace au Secrétariat municipal de l'éducation de Manaus-Semed / AM.Étudiant en master dans le programme d'études supérieures en éducation de l'Université fédérale d'Amazonas-UFAM. Bourse de la Fondation de soutien à la recherche de l'État d'Amazonas - FAPEAM. Possède une expérience en éducation, avec un accent sur la supervision éducative

Références

EL PAÍS. Menina de 10 anos violentada faz aborto legal, sob alarde de conservadores à porta do hospital. 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-16/menina-de-10-anos-violentada-fara-aborto-legal-sob-alarde-de-conservadores-a-porta-do-hospital.html>. Acesso em: 22 set. 2020.

HALL, Stuart. Introduction. In: HALL, Stuart (Org.). Representation – cultural representations and signifying practices. London: Sage/The Open University, 1997. p. 01-12.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

MMFDH. Crianças e adolescentes: balanço do Disque 100 aponta mais de 76 mil vítimas. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/criancas-e-adolescentes-balanco-do-disque-100-aponta-mais-de-76-mil-vitimas>. Acesso em: 28 set. 2020.