A universidade e o adoecimento mental de estudantes na perspectiva do Programa Saudavelmente (UFG)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo discute o ingresso no ensino superior, as tensões engendradas por desafios acadêmicos, sociofamiliares e pessoais, potencializadores do adoecimento mental de estudantes. Debate os efeitos das contrarreformas na educação superior e suas consequências na precarização da assistência estudantil. Situa as formas de enfrentamento ao adoecimento com o propósito de facilitar o processo acadêmico. Os resultados apontam limites, possibilidades e constrangimentos diante do atual cenário neoliberal, assim
como o esforço da equipe do Programa Saudavelmente (UFG), que assegura aos estudantes o acesso ao direito à assistência em saúde mental prevista pela assistência estudantil. O estudo é fundamentado no materialismo históricodialético pela possibilidade de ultrapassar a aparência do objeto apontando suas contradições, seus fundamentos ideológicos e mediações com a totalidade
social. De abordagem qualitativa, o estudo articula pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi submetido e aprovado por um comitê de ética.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ACCORSI, M. P. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 105 pp., 2015.
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES – SN). A contrarreforma da educação superior - uma análise do ANDES-SN das principais iniciativas do governo Lula. Publicação do Grupo de Trabalho de Política Educação - GTPE/ANDES-SN, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.andes.org.br/secretaria/gts/A%20contra-reforma%20-%20caderno_
andes_gtpe.pdf. Acesso em: 7 set 2019.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho.13 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BATISTA, P. N. O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. São Paulo, 1994. Disponível em: < https://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aup0270/4dossie/nogueira94/nog94-cons-washn.pdf > Acesso em: 22 set 2019.
BEHRING, E. R; BOSCHETTI, I. Política Social - fundamentos e história. 9 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
CAIXETA, S. P. e ALMEIDA, S. F. C. Sofrimento psíquico em estudante universitário. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7352_4882.pdf>. Acesso em 11 jan 2020
CISLAGHI, J. F. Análise do REUNI: uma nova expressão da contrarreforma universitária brasileira. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/433.pdf > Acesso em: 11 jan 2020.
CISLAGHI, J. F. A formação profissional dos assistentes sociais em tempos de contrarreformas do ensino superior: o impacto das mais recentes propostas do governo Lula. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 105, p. 241-266, abr./jun. 2011.
CHAUÍ, M. A Universidade Operacional. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://uspcaf.files.wordpress.com/2011/06/chaui-m-universidade-operacional1.pdf > Acesso em: 28 ago 2019.
FAVARO, T. C. P. O governo Mauro Borges (1961-1964): o planejamento tecnocrático e os limites do personalismo populista. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.
FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Universidades Federais. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em https://www.andifes.org.br/wp- Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandosas-das-IFES-2018.pdf Acesso em: 26 mai 2023.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LIMA, T. S.; MACIEL, C. E. Nome social, acesso e permanência na educação superior. In: VII RAMS: Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. Caderno de Resumos, 2019, Campo Grande. Campo Grande: UFMS, 2019. v. 01. p. 24-32.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. In: Revista Acta Cirurgia Brasileira. vol.17, suplemento 3, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK Acesso em: 31 mai 2020.
MARTINS, Carlos Benedito. A Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. In: Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 31 mai 2020.
OSSE, C. M. C. Saúde Mental de Universitários e Serviços de Assistência Estudantil: estudo multiaxial em uma Universidade Brasileira. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2013.
RAMOS, L. de F. de C. A assistência ao estudante nas IFES em contexto brasileiro: o programa Saudavelmente da Procom-UFG, Goiânia, 2012. Disponível em:http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/2165/1/LILA%20D.pdf Acesso em: 21 abr 2019.
SANTOS, C. P. C. dos; MARAFON, N. M. A Política de Assistência Estudantil na Universidade Pública Brasileira: desafios para o Serviço Social. Revista Textos& Contextos. Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 408 -422, ago./dez. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/313503065 Acesso em: 28 ago 2020.
SGUISSARDI, V. O Banco Mundial e a educação superior: revisando teses e posições. In: Universidade e Sociedade, Brasília, n. 22, nov. 2000. Disponível em http://23reuniao.anped.org.br/textos/1111t.PDF. Acesso em: 20 mai. 2020.
SGUISSARDI, V. Educação Superior no Brasil. Democratização ou Massificação Mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.- dez., 2015. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-3302015000400867 Acesso em: 31 mai 2020.
PEREZ, K. V.; BRUN, L. G.; RODRIGUES, C. M. L;. Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Revista Trabalho En(Cena), Palmas-TO, v.4, n. 2, 2019, pp.357-365. ISSN eletrônico: 2526-1487. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/8093. Acesso em: 19 mai. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa sobre COVID-19. 2021,13 de mai.Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19#collapse-accordion-24199-1. Acesso em: 26 mai de 2022.