A universidade e o adoecimento mental de estudantes na perspectiva do Programa Saudavelmente (UFG)
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Résumé
O artigo discute o ingresso no ensino superior, as tensões engendradas por desafios acadêmicos, sociofamiliares e pessoais, potencializadores do adoecimento mental de estudantes. Debate os efeitos das contrarreformas na educação superior e suas consequências na precarização da assistência estudantil. Situa as formas de enfrentamento ao adoecimento com o propósito de facilitar o processo acadêmico. Os resultados apontam limites, possibilidades e constrangimentos diante do atual cenário neoliberal, assim
como o esforço da equipe do Programa Saudavelmente (UFG), que assegura aos estudantes o acesso ao direito à assistência em saúde mental prevista pela assistência estudantil. O estudo é fundamentado no materialismo históricodialético pela possibilidade de ultrapassar a aparência do objeto apontando suas contradições, seus fundamentos ideológicos e mediações com a totalidade
social. De abordagem qualitativa, o estudo articula pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi submetido e aprovado por um comitê de ética.
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