A universidade e o adoecimento mental de estudantes na perspectiva do Programa Saudavelmente (UFG)

Contenido principal del artículo

Andreza Cândida de Souza
https://orcid.org/0009-0007-3664-8326
Tereza Cristina Pires Favaro

Resumen

O artigo discute o ingresso no ensino superior, as tensões engendradas por desafios acadêmicos, sociofamiliares e pessoais, potencializadores do adoecimento mental de estudantes. Debate os efeitos das contrarreformas na educação superior e suas consequências na precarização da assistência estudantil. Situa as formas de enfrentamento ao adoecimento com o propósito de facilitar o processo acadêmico. Os resultados apontam limites, possibilidades e constrangimentos diante do atual cenário neoliberal, assim
como o esforço da equipe do Programa Saudavelmente  (UFG), que assegura aos estudantes o acesso ao direito à assistência em saúde mental prevista pela assistência  estudantil. O estudo é fundamentado no materialismo  históricodialético pela possibilidade de ultrapassar a  aparência do objeto apontando suas contradições, seus fundamentos ideológicos e mediações com a totalidade
social. De abordagem qualitativa, o estudo articula  pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foi submetido e aprovado por um comitê de ética. 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
CÂNDIDA DE SOUZA, A.; CRISTINA PIRES FAVARO, T. A universidade e o adoecimento mental de estudantes na perspectiva do Programa Saudavelmente (UFG). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2319622.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/19622. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Andreza Cândida de Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Goiás (UGF). E-mail: andreza.c.souza@hotmail.com

Tereza Cristina Pires Favaro, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em História pela Universidade Federal de Góias (UFG), mestre em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Assistente Social. Professora do Curso de Serviço Social da UFG - Campus Goiás e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HC/UFG. E-mail: favaro@ufg.br

Citas

ACCORSI, M. P. Atenção psicossocial no ambiente universitário: um estudo sobre a realidade dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 105 pp., 2015.

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (ANDES – SN). A contrarreforma da educação superior - uma análise do ANDES-SN das principais iniciativas do governo Lula. Publicação do Grupo de Trabalho de Política Educação - GTPE/ANDES-SN, Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.andes.org.br/secretaria/gts/A%20contra-reforma%20-%20caderno_

andes_gtpe.pdf. Acesso em: 7 set 2019.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho.13 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BATISTA, P. N. O Consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. São Paulo, 1994. Disponível em: < https://www.fau.usp.br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aup0270/4dossie/nogueira94/nog94-cons-washn.pdf > Acesso em: 22 set 2019.

BEHRING, E. R; BOSCHETTI, I. Política Social - fundamentos e história. 9 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

CAIXETA, S. P. e ALMEIDA, S. F. C. Sofrimento psíquico em estudante universitário. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7352_4882.pdf>. Acesso em 11 jan 2020

CISLAGHI, J. F. Análise do REUNI: uma nova expressão da contrarreforma universitária brasileira. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/433.pdf > Acesso em: 11 jan 2020.

CISLAGHI, J. F. A formação profissional dos assistentes sociais em tempos de contrarreformas do ensino superior: o impacto das mais recentes propostas do governo Lula. In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 105, p. 241-266, abr./jun. 2011.

CHAUÍ, M. A Universidade Operacional. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://uspcaf.files.wordpress.com/2011/06/chaui-m-universidade-operacional1.pdf > Acesso em: 28 ago 2019.

FAVARO, T. C. P. O governo Mauro Borges (1961-1964): o planejamento tecnocrático e os limites do personalismo populista. Goiânia: Gráfica UFG, 2016.

FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das Universidades Federais. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2019. Disponível em https://www.andifes.org.br/wp- Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandosas-das-IFES-2018.pdf Acesso em: 26 mai 2023.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LIMA, T. S.; MACIEL, C. E. Nome social, acesso e permanência na educação superior. In: VII RAMS: Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul. Caderno de Resumos, 2019, Campo Grande. Campo Grande: UFMS, 2019. v. 01. p. 24-32.

MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. In: Revista Acta Cirurgia Brasileira. vol.17, suplemento 3, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK Acesso em: 31 mai 2020.

MARTINS, Carlos Benedito. A Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. In: Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 31 mai 2020.

OSSE, C. M. C. Saúde Mental de Universitários e Serviços de Assistência Estudantil: estudo multiaxial em uma Universidade Brasileira. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Brasília-DF, 2013.

RAMOS, L. de F. de C. A assistência ao estudante nas IFES em contexto brasileiro: o programa Saudavelmente da Procom-UFG, Goiânia, 2012. Disponível em:http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/2165/1/LILA%20D.pdf Acesso em: 21 abr 2019.

SANTOS, C. P. C. dos; MARAFON, N. M. A Política de Assistência Estudantil na Universidade Pública Brasileira: desafios para o Serviço Social. Revista Textos& Contextos. Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 408 -422, ago./dez. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/313503065 Acesso em: 28 ago 2020.

SGUISSARDI, V. O Banco Mundial e a educação superior: revisando teses e posições. In: Universidade e Sociedade, Brasília, n. 22, nov. 2000. Disponível em http://23reuniao.anped.org.br/textos/1111t.PDF. Acesso em: 20 mai. 2020.

SGUISSARDI, V. Educação Superior no Brasil. Democratização ou Massificação Mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.- dez., 2015. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-3302015000400867 Acesso em: 31 mai 2020.

PEREZ, K. V.; BRUN, L. G.; RODRIGUES, C. M. L;. Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Revista Trabalho En(Cena), Palmas-TO, v.4, n. 2, 2019, pp.357-365. ISSN eletrônico: 2526-1487. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/8093. Acesso em: 19 mai. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa sobre COVID-19. 2021,13 de mai.Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19#collapse-accordion-24199-1. Acesso em: 26 mai de 2022.