A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Peres da Costa
https://orcid.org/0000-0001-9563-5751
Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto
https://orcid.org/0000-0002-0126-7562
Maria Nilvane Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-3420-2714

Resumo

Este artigo  relata a produção e circulação de sentido do processo formativo desenvolvido para servidores da Política de Socioeducação no Estado do Paraná, desde a instituição da Escola Nacional de Socioeducação e do Núcleo Gestor Estadual. O desenvolvimento do texto baseou-se na análise documental dos relatórios institucionais, articulada ao exercício profissional e à observação assistemática realizada pelos autores. A fonte de dados orienta-se por uma análise de documentos primários, e o recorte analítico situa-se no período de 2015 a 2017.  Inicialmente, numa primeira etapa, os autores deliberam pela leitura dos dados institucionais publicados pelos órgãos do âmbito federal e estadual responsáveis pela formação dos servidores. O objetivo era encontrar fontes e, nelas, os documentos necessários para a produção da pesquisa e do artigo. Com a obtenção de informações advindas de publicações estatais, iniciamos o processo de descrição e análise dos ciclos formativos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
DA COSTA, R. P.; PALMIERI DE OLIVEIRA ZILIOTTO, F.; NILVANE FERNANDES, M. . A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2421465.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21465. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo Peres da Costa, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Doutor e mestre em Serviço Social e Política Social (UEL); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Graduado em Filosofia e Serviço Social. Possui experiência na área da Socioeducação, tendo sido coordenador nacional do SINASE (2017-2018), PhD na Human Development & Family Sciences (HDFS), Texas Tech University , EUA. E-mail: peresrpc@gmail.com.

Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto

Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Psicologia Social e Saúde Coletiva pela Universidade Santo Amaro. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unicuritiba e em Psicologia pela Universidade Positivo. Coordenadora adjunta da Gestão do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Estado do Paraná. E-mail: flaviaziliotto@gmail.com.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Doutora e mestre outora em Educação (UEM), mestre em Adolescente em Conflito com a Lei (UNIBAN/SP).Pedagoga. Bolsista Processo número: 200864/2022-0 do CNPq para cursar pós-doutoramento na Human Development & Family Sciences (HDFS) - Texas Tech University (TTU) dos EUA. Bolsista da FAPEAM para realizar mobilidade acadêmica na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2017). Professora adjunta da área de Fundamentos da Educação do Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: nilvane@gmail.com. 

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