A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo relata a produção e circulação de sentido do processo formativo desenvolvido para servidores da Política de Socioeducação no Estado do Paraná, desde a instituição da Escola Nacional de Socioeducação e do Núcleo Gestor Estadual. O desenvolvimento do texto baseou-se na análise documental dos relatórios institucionais, articulada ao exercício profissional e à observação assistemática realizada pelos autores. A fonte de dados orienta-se por uma análise de documentos primários, e o recorte analítico situa-se no período de 2015 a 2017. Inicialmente, numa primeira etapa, os autores deliberam pela leitura dos dados institucionais publicados pelos órgãos do âmbito federal e estadual responsáveis pela formação dos servidores. O objetivo era encontrar fontes e, nelas, os documentos necessários para a produção da pesquisa e do artigo. Com a obtenção de informações advindas de publicações estatais, iniciamos o processo de descrição e análise dos ciclos formativos.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
BORTOT, Camila Maria; SCAFF, Elizangela Alves da Silva. Organismos internacionales y gobernanza regional: una policy transfer para la educación de la infancia en países de América Latina y el Caribe. Revista Iberoamericana de Educación, v. 83, n. 1, p. 31-51, 20 may, 2020. (2020).
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 de abril de 2021, às 16h41.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília, DF: CONANDA, 2006.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8.069, de 13/jul/1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15/mai./2021. (1990).
BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012: institui o Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (SINASE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
COSTA, Ricardo Peres da. Estudo sobre as funções do Educador Social na política de socioeducação do Paraná. 156f. Dissertação de Mestrado em Serviço Social e Política Social – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2014.
LAVORATTI, Cleide (Org). Programa de capacitação permanente na área da infância e da adolescência: o germinar de uma experiência coletiva. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2007.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Trad. Agemir Bavaresco; Alceu R. Ferraro. Pelotas, RS: EDUCAT, 2002. (Col. Desenvolvimento Social, 3). (2002).
PARANÁ. Relatório de gestão 2003-2010. Secretaria de Estado da Criança e da Juventude à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Curitiba: SECJ, 2010.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2015. Curitiba: SEJU, 2015. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/relatoriodease2015_1802.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 15h34.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2016. Curitiba: SEJU, 2016. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatoriodease2016final.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 16h47.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2017. Curitiba: SEJU, 2017. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatorio_dease.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 22h49.
PARANÁ. Resolução nº 80 de 17 de Julho de 2015. Institui o Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação, no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Publicado no Diário Oficial nº. 9496 de 20 de Julho de 2015. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=144920&indice=1&totalRegistros=4&dt=23.3.2021.16.49.18.683. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h53.
ROESLER, Marli R. B. e BIDARRA, Zelimar S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares. 2014. Brasília – DF. Disponível em: http://ens.ceag.unb.br/sinase/ens2/images/destaques/Para%CC%82metros%20ENS%2025%20marc%CC%A7o-Final.pdf. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h46. (2014).
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Plano nacional de atendimento socioeducativo: Diretrizes e eixos operativos para o SINASE. 2013. Brasília – DF. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/421. Acesso em: 23 abr. 2021. (2013).
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Portaria nº 4, de 9 janeiro de 2015. Brasília – DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30169194. Acesso em: 23 abr. 2021. (2015).
SILVA, Carla A.A.; MÜLLER, Leandro J. Especialização em gestão de centros de socioeducação: relato de experiência. In: ROESLER, M. R. B.; BIDARRA, Z. S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.
SOUZA, Tatiana Yokoy. Processos de desenvolvimento de educadores sociais do sistema de medidas socioeducativas: indicadores de formação. (Tese, Saúde). Brasília, DF: UNB, 2012. (2012).
ZANELLA, Maria Nilvane. Bases teóricas da socioeducação: análise das práticas de intervenção e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei. (Dissertação, Adolescente em conflito com a lei). São Paulo: UNIBAN, 2011. (2011).