A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo relata a produção e circulação de sentido do processo formativo desenvolvido para servidores da Política de Socioeducação no Estado do Paraná, desde a instituição da Escola Nacional de Socioeducação e do Núcleo Gestor Estadual. O desenvolvimento do texto baseou-se na análise documental dos relatórios institucionais, articulada ao exercício profissional e à observação assistemática realizada pelos autores. A fonte de dados orienta-se por uma análise de documentos primários, e o recorte analítico situa-se no período de 2015 a 2017. Inicialmente, numa primeira etapa, os autores deliberam pela leitura dos dados institucionais publicados pelos órgãos do âmbito federal e estadual responsáveis pela formação dos servidores. O objetivo era encontrar fontes e, nelas, os documentos necessários para a produção da pesquisa e do artigo. Com a obtenção de informações advindas de publicações estatais, iniciamos o processo de descrição e análise dos ciclos formativos.
Métricas
Detalles del artículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es_ES.
Citas
BORTOT, Camila Maria; SCAFF, Elizangela Alves da Silva. Organismos internacionales y gobernanza regional: una policy transfer para la educación de la infancia en países de América Latina y el Caribe. Revista Iberoamericana de Educación, v. 83, n. 1, p. 31-51, 20 may, 2020. (2020).
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 de abril de 2021, às 16h41.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília, DF: CONANDA, 2006.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8.069, de 13/jul/1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15/mai./2021. (1990).
BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012: institui o Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (SINASE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
COSTA, Ricardo Peres da. Estudo sobre as funções do Educador Social na política de socioeducação do Paraná. 156f. Dissertação de Mestrado em Serviço Social e Política Social – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2014.
LAVORATTI, Cleide (Org). Programa de capacitação permanente na área da infância e da adolescência: o germinar de uma experiência coletiva. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2007.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Trad. Agemir Bavaresco; Alceu R. Ferraro. Pelotas, RS: EDUCAT, 2002. (Col. Desenvolvimento Social, 3). (2002).
PARANÁ. Relatório de gestão 2003-2010. Secretaria de Estado da Criança e da Juventude à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Curitiba: SECJ, 2010.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2015. Curitiba: SEJU, 2015. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/relatoriodease2015_1802.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 15h34.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2016. Curitiba: SEJU, 2016. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatoriodease2016final.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 16h47.
PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2017. Curitiba: SEJU, 2017. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatorio_dease.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 22h49.
PARANÁ. Resolução nº 80 de 17 de Julho de 2015. Institui o Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação, no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Publicado no Diário Oficial nº. 9496 de 20 de Julho de 2015. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=144920&indice=1&totalRegistros=4&dt=23.3.2021.16.49.18.683. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h53.
ROESLER, Marli R. B. e BIDARRA, Zelimar S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares. 2014. Brasília – DF. Disponível em: http://ens.ceag.unb.br/sinase/ens2/images/destaques/Para%CC%82metros%20ENS%2025%20marc%CC%A7o-Final.pdf. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h46. (2014).
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Plano nacional de atendimento socioeducativo: Diretrizes e eixos operativos para o SINASE. 2013. Brasília – DF. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/421. Acesso em: 23 abr. 2021. (2013).
SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Portaria nº 4, de 9 janeiro de 2015. Brasília – DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30169194. Acesso em: 23 abr. 2021. (2015).
SILVA, Carla A.A.; MÜLLER, Leandro J. Especialização em gestão de centros de socioeducação: relato de experiência. In: ROESLER, M. R. B.; BIDARRA, Z. S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.
SOUZA, Tatiana Yokoy. Processos de desenvolvimento de educadores sociais do sistema de medidas socioeducativas: indicadores de formação. (Tese, Saúde). Brasília, DF: UNB, 2012. (2012).
ZANELLA, Maria Nilvane. Bases teóricas da socioeducação: análise das práticas de intervenção e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei. (Dissertação, Adolescente em conflito com a lei). São Paulo: UNIBAN, 2011. (2011).