A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Peres da Costa
https://orcid.org/0000-0001-9563-5751
Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto
https://orcid.org/0000-0002-0126-7562
Maria Nilvane Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-3420-2714

Resumo

Este artigo  relata a produção e circulação de sentido do processo formativo desenvolvido para servidores da Política de Socioeducação no Estado do Paraná, desde a instituição da Escola Nacional de Socioeducação e do Núcleo Gestor Estadual. O desenvolvimento do texto baseou-se na análise documental dos relatórios institucionais, articulada ao exercício profissional e à observação assistemática realizada pelos autores. A fonte de dados orienta-se por uma análise de documentos primários, e o recorte analítico situa-se no período de 2015 a 2017.  Inicialmente, numa primeira etapa, os autores deliberam pela leitura dos dados institucionais publicados pelos órgãos do âmbito federal e estadual responsáveis pela formação dos servidores. O objetivo era encontrar fontes e, nelas, os documentos necessários para a produção da pesquisa e do artigo. Com a obtenção de informações advindas de publicações estatais, iniciamos o processo de descrição e análise dos ciclos formativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DA COSTA, R. P.; PALMIERI DE OLIVEIRA ZILIOTTO, F.; NILVANE FERNANDES, M. . A Escola Nacional de Socioeducação: as contribuições para a formação dos servidores do Estado do Paraná. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2421465.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21465. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo Peres da Costa, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Doutor e mestre em Serviço Social e Política Social (UEL); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPR); Graduado em Filosofia e Serviço Social. Possui experiência na área da Socioeducação, tendo sido coordenador nacional do SINASE (2017-2018), PhD na Human Development & Family Sciences (HDFS), Texas Tech University , EUA. E-mail: peresrpc@gmail.com.

Flávia Palmieri de Oliveira Ziliotto

Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Psicologia Social e Saúde Coletiva pela Universidade Santo Amaro. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unicuritiba e em Psicologia pela Universidade Positivo. Coordenadora adjunta da Gestão do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Estado do Paraná. E-mail: flaviaziliotto@gmail.com.

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas -UFAM

Doutora e mestre outora em Educação (UEM), mestre em Adolescente em Conflito com a Lei (UNIBAN/SP).Pedagoga. Bolsista Processo número: 200864/2022-0 do CNPq para cursar pós-doutoramento na Human Development & Family Sciences (HDFS) - Texas Tech University (TTU) dos EUA. Bolsista da FAPEAM para realizar mobilidade acadêmica na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal (2017). Professora adjunta da área de Fundamentos da Educação do Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: nilvane@gmail.com. 

Referências

BORTOT, Camila Maria; SCAFF, Elizangela Alves da Silva. Organismos internacionales y gobernanza regional: una policy transfer para la educación de la infancia en países de América Latina y el Caribe. Revista Iberoamericana de Educación, v. 83, n. 1, p. 31-51, 20 may, 2020. (2020).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 de abril de 2021, às 16h41.

BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília, DF: CONANDA, 2006.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8.069, de 13/jul/1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15/mai./2021. (1990).

BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012: institui o Sistema Nacional de Atendimento socioeducativo (SINASE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

COSTA, Ricardo Peres da. Estudo sobre as funções do Educador Social na política de socioeducação do Paraná. 156f. Dissertação de Mestrado em Serviço Social e Política Social – Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2014.

LAVORATTI, Cleide (Org). Programa de capacitação permanente na área da infância e da adolescência: o germinar de uma experiência coletiva. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2007.

MULLER, Pierre; SUREL, Yves. A análise das políticas públicas. Trad. Agemir Bavaresco; Alceu R. Ferraro. Pelotas, RS: EDUCAT, 2002. (Col. Desenvolvimento Social, 3). (2002).

PARANÁ. Relatório de gestão 2003-2010. Secretaria de Estado da Criança e da Juventude à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Curitiba: SECJ, 2010.

PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2015. Curitiba: SEJU, 2015. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/migrados/File/relatoriodease2015_1802.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 15h34.

PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2016. Curitiba: SEJU, 2016. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatoriodease2016final.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 16h47.

PARANÁ. Relatório de Ações do Departamento de Atendimento Socioeducativo 2017. Curitiba: SEJU, 2017. Disponível em: http://www.justica.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-09/relatorio_dease.pdf. Acesso em 26 de abril de 2021, às 22h49.

PARANÁ. Resolução nº 80 de 17 de Julho de 2015. Institui o Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação, no âmbito da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Publicado no Diário Oficial nº. 9496 de 20 de Julho de 2015. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=144920&indice=1&totalRegistros=4&dt=23.3.2021.16.49.18.683. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h53.

ROESLER, Marli R. B. e BIDARRA, Zelimar S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.

SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Parâmetros de Gestão, Metodológicos e Curriculares. 2014. Brasília – DF. Disponível em: http://ens.ceag.unb.br/sinase/ens2/images/destaques/Para%CC%82metros%20ENS%2025%20marc%CC%A7o-Final.pdf. Acesso em 23 de abril de 2021, às 16h46. (2014).

SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Plano nacional de atendimento socioeducativo: Diretrizes e eixos operativos para o SINASE. 2013. Brasília – DF. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/421. Acesso em: 23 abr. 2021. (2013).

SDH. Secretaria de Direitos Humanos. Portaria nº 4, de 9 janeiro de 2015. Brasília – DF. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/30169194. Acesso em: 23 abr. 2021. (2015).

SILVA, Carla A.A.; MÜLLER, Leandro J. Especialização em gestão de centros de socioeducação: relato de experiência. In: ROESLER, M. R. B.; BIDARRA, Z. S. (Org.). Socioeducação: reflexões para a construção de um projeto coletivo de formação cidadã. Cascavel: EDUNIOESTE, 2011.

SOUZA, Tatiana Yokoy. Processos de desenvolvimento de educadores sociais do sistema de medidas socioeducativas: indicadores de formação. (Tese, Saúde). Brasília, DF: UNB, 2012. (2012).

ZANELLA, Maria Nilvane. Bases teóricas da socioeducação: análise das práticas de intervenção e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei. (Dissertação, Adolescente em conflito com a lei). São Paulo: UNIBAN, 2011. (2011).