Política de cotas étnicas no ensino superior: análise de narrativas de sujeitos do meio universitário (Policy of ethnic quotas in higher education: analysis of narratives from university people) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0007

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Daniel Dall'Igna Ecker
Samantha Torres

Resumo

Resumo: Desde a criação da Lei nº 12.711/2012, o tema das cotas nas universidades brasileiras têm sido alvo de inúmeros e controversos debates. Visando contribuir para essa discussão, a partir da perspectiva da Psicologia Social, o presente artigo tem como objetivo analisar diferentes narrativas de sujeitos do meio universitário sobre as políticas de ações afirmativas e a proposta de cotas nas universidades. Na escrita, foram esmiuçados aspectos históricos do racismo no Brasil e destacado processos psicossociais que envolvem a problemática. Para coleta de dados foi utilizada a Entrevista-narrativa feita com 21 participantes, os quais foram convidados para integrar um grupo de discussão, denominado Grupo Focal. Através dos resultados, foi possível organizar o posicionamento dos sujeitos em três categorias: 1) As cotas nas universidades; 2) Percepções sobre o sistema educacional do Brasil; 3) O estabelecimento das relações sociais em meio à política de cotas.

 

Palavras-chave: Ações afirmativas. Inclusão social. Políticas Públicas.

 

Abstract: Since the establishment of Law nº.12.711/2012, the issue of quotas in Brazilian universities has been the subject of numerous and controversial debates. To contribute to this discussion, from the perspective of Social Psychology, this article aims to analyze different narratives from university people concerning policies for affirmative action and the proposal for university quotas. Historical aspects of racism in Brazil were scrutinised together withs the detached psychosocialprocesses that involve the issue. Data collection used Interview-narrative with 21 participants who were invited to join a discussion group, known as a Focus Group. From the results, it was possible to organize the positions of the subjects in three categories: 1) The quotas in universities; 2) Perceptions of the educational system in Brazil; 3) the establishment of social relations through the quota policy.

 

Keywords: Affirmative action, Social inclusion, Public Policies.

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Como Citar
ECKER, D. D.; TORRES, S. Política de cotas étnicas no ensino superior: análise de narrativas de sujeitos do meio universitário (Policy of ethnic quotas in higher education: analysis of narratives from university people) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0007. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 15, n. 1, p. 115–130, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7146. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação dentro do Núcleo e-politcs – Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação - do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação dentro do Núcleo e-politcs – Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação - do PPGPSI do Instituto de Psicologia da UFRGS. Possui experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Políticas Públicas atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Públicas, Direitos Sociais, Direitos Humanos, Assistência Social, Educação, Produção de subjetividade e Governo das populações.

Samantha Torres, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Psicóloga, graduada na Faculdade de Psicologia (FAPSI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia 7ª Região (RS), além de atuar como Educadora Popular. Trabalha com os seguintes temas: Modos de Produção, Desigualdade Social, Mídia e Subjetivações, Meio Ambiente, Alternativas Sociais.