Política de cotas étnicas no ensino superior: análise de narrativas de sujeitos do meio universitário (Policy of ethnic quotas in higher education: analysis of narratives from university people) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i1.0007
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo: Desde a criação da Lei nº 12.711/2012, o tema das cotas nas universidades brasileiras têm sido alvo de inúmeros e controversos debates. Visando contribuir para essa discussão, a partir da perspectiva da Psicologia Social, o presente artigo tem como objetivo analisar diferentes narrativas de sujeitos do meio universitário sobre as políticas de ações afirmativas e a proposta de cotas nas universidades. Na escrita, foram esmiuçados aspectos históricos do racismo no Brasil e destacado processos psicossociais que envolvem a problemática. Para coleta de dados foi utilizada a Entrevista-narrativa feita com 21 participantes, os quais foram convidados para integrar um grupo de discussão, denominado Grupo Focal. Através dos resultados, foi possível organizar o posicionamento dos sujeitos em três categorias: 1) As cotas nas universidades; 2) Percepções sobre o sistema educacional do Brasil; 3) O estabelecimento das relações sociais em meio à política de cotas.
Palavras-chave: Ações afirmativas. Inclusão social. Políticas Públicas.
Abstract: Since the establishment of Law nº.12.711/2012, the issue of quotas in Brazilian universities has been the subject of numerous and controversial debates. To contribute to this discussion, from the perspective of Social Psychology, this article aims to analyze different narratives from university people concerning policies for affirmative action and the proposal for university quotas. Historical aspects of racism in Brazil were scrutinised together withs the detached psychosocialprocesses that involve the issue. Data collection used Interview-narrative with 21 participants who were invited to join a discussion group, known as a Focus Group. From the results, it was possible to organize the positions of the subjects in three categories: 1) The quotas in universities; 2) Perceptions of the educational system in Brazil; 3) the establishment of social relations through the quota policy.
Keywords: Affirmative action, Social inclusion, Public Policies.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.