Política de cotas étnicas no ensino superior: análise de narrativas de sujeitos do meio universitário
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo: Desde a criação da Lei nº 12.711/2012, o tema das cotas nas universidades brasileiras têm sido alvo de inúmeros e controversos debates. Visando contribuir para essa discussão, a partir da perspectiva da Psicologia Social, o presente artigo tem como objetivo analisar diferentes narrativas de sujeitos do meio universitário sobre as políticas de ações afirmativas e a proposta de cotas nas universidades. Na escrita, foram esmiuçados aspectos históricos do racismo no Brasil e destacado processos psicossociais que envolvem a problemática. Para coleta de dados foi utilizada a Entrevista-narrativa feita com 21 participantes, os quais foram convidados para integrar um grupo de discussão, denominado Grupo Focal. Através dos resultados, foi possível organizar o posicionamento dos sujeitos em três categorias: 1) As cotas nas universidades; 2) Percepções sobre o sistema educacional do Brasil; 3) O estabelecimento das relações sociais em meio à política de cotas.
Palavras-chave: Ações afirmativas. Inclusão social. Políticas Públicas.
Abstract: Since the establishment of Law nº.12.711/2012, the issue of quotas in Brazilian universities has been the subject of numerous and controversial debates. To contribute to this discussion, from the perspective of Social Psychology, this article aims to analyze different narratives from university people concerning policies for affirmative action and the proposal for university quotas. Historical aspects of racism in Brazil were scrutinised together withs the detached psychosocialprocesses that involve the issue. Data collection used Interview-narrative with 21 participants who were invited to join a discussion group, known as a Focus Group. From the results, it was possible to organize the positions of the subjects in three categories: 1) The quotas in universities; 2) Perceptions of the educational system in Brazil; 3) the establishment of social relations through the quota policy.
Keywords: Affirmative action, Social inclusion, Public Policies.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es_ES.

Citas
BAUER, Martin. JOVCHELOVITCH, Sandra. (Orgs.) Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. GASKELL, George. (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (2ª Ed) Petrópolis: Vozes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Legislação. Leia o Decreto 7.824 e a Portaria Normativa. Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cotas /legislacao.html>. Acesso em: 29 out. 2014.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2014.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República SEDH/PR. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), Brasília, 2010. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/pdfs/ programa-nacional-de-direitos-humanos-pndh-3> Acesso em: 29 out. 2014.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 01 nov. 2014.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompi lado.htm> Acesso em: 01 nov. 2014.
CAMPOS, Luiz Augusto; FERES JUNIOR, João. Ação afirmativa, comunitarismo e multiculturalismo: relações necessárias ou contingentes?. Rev. bras. Cien. Soc., São Paulo, v.29, n.84, Fev. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-69092014000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 01 nov. 2014.
CARONE, Iray. Breve histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira. In: BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray. (Orgs.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. (2ª Ed.) Petrópolis: Vozes, 2002.
CASTEL, Robert. A discriminação negativa:Cidadãos ou autóctones? Petrópolis, Rj: Vozes, 2008.
DECLARAÇÃO DE DURBAN. Declaração da Sociedade Civil das Américas diante da Conferência Mundial de Revisão de Durban. 25 de agosto de 2008. Disponível em: <http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/legislacao/ /declaracao_durban> Acesso em: 01 nov. 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Editora L&PM Pocket, 2010.
GASKELL, George. Entrevistas Individuais e Grupais. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (2ª Ed) Petrópolis: Vozes, 2003.
GOMES, Joaquim Barbosa. Ação afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade: O Direito como Instrumento de Transformação Social. A Experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
GUERRA, Andréa Trevas Maciel. Do holocausto nazista à nova eugenia no século XXI. Cienc. Cult., São Paulo, v.58, n.1, Mar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2014.
HENNIGEN, Inês; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A subjetivação na perspectiva dos estudos culturais e foucaultianos. Psicol. educ., São Paulo, n.23, dez. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1414-69752006000200004&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 29 out. 2014.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características étnico-raciais da população – classificações e identidades. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/pcerp_classificacoes_e_identidades.pdf > Acesso em: 06 out. 2014.
LANA, Rita de Cássia. Economia da discriminação. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro, v.26, n.52, Dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S0103-21862013000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 out. 2014.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. São Paulo: Cadernos de Pesquisa. nº 117, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/sc ielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000300011&lng=es&nrm=iso> Acesso em: 06 out. 2014.
PIZA, Edith; ROSEMBERG, Fúlvia. Cor no censo brasileiro. In: BENTO, M. A; CARONE, I. (Orgs.) Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. (2ª Ed.) Petrópolis: Vozes, 2002.
RODRIGUES, Meghie. Identidades móveis revelam a complexidade de direitos indígenas e extrativistas. Cienc. Cult., São Paulo, v.65, n. 1, Jan. 2013. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-6725201 3000100018&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 06 out. 2014.
TAVARES, Natália Oliveira; OLIVEIRA, Lorena Vianna; LAGES, Sônia Regina Corrêa. A percepção dos psicólogos sobre o racismo institucional na saúde pública. Saúde debate, Rio de Janeiro, v.37, n.99, Dez. 2013. Disponível em: <http://www.sci elo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000400005&lng=en&nrm= iso>. Acesso em: 06 out. 2014.
TELLES, E. E. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. São Paulo: Relume-Dumará, 2003.
THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna:Teoria social critica na era dos meios de comunicação de massa. (6ª Ed.) Petrópolis: Vozes, 2002.
VILAS-BÔAS, R. M. Ações Afirmativas e o Princípio da Igualdade. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2003.