Escolarização, cidadania e juventude em São João do Triunfo – PR (Schooling, citizenship and youth in São João do Triunfo – PR) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0007
Main Article Content
Abstract
O presente artigo objetiva discutir a relação entre escolarização e cidadania no contexto contemporâneo, tomando como ponto de partida o processo educativo de jovens do ensino médio no município de São João do Triunfo, Paraná. Apoia-se em dados de uma pesquisa quantitativa aplicada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Neves Filho (localizado na zona urbana), do Colégio Estadual Argemiro L. de Lima (localizado na zona rural) e no Projeto Político Pedagógico dessas instituições de ensino. Os dados quantitativos foram produzidos por meio de questionários, objetivando obter informações sobre idade, série, período matriculado, atividade (estudante-trabalhador/estudante), local de residência (área urbana ou rural) e grau de escolaridade dos avós e dos pais desses discentes. Tais informações são analisadas à luz da teoria educacional de Pierre Bourdieu, cuja preocupação principal é problematizar a potencialidade da educação escolar no processo de construção da cidadania desses grupos sociais.
Palavras-chave: Escolarização. Cidadania. Juventude.
Abstract: This article discusses the relationship between schooling and citizenship in a contemporary context by considering the educational process of secondary school young adults in the municipality of São João do Triunfo, Paraná. This study is based on data provided by a quantitative research carried out with secondary school students from Francisco Neves Filho State School (situated in the urban area) and Argemiro L. de Lima State School (situated in the rural area), and on the Political Pedagogical Project of these schools. The quantitative data was obtained from a questionnaire that provided information about students´ age, school year, term enrolled, occupation (student, working student), place of residence (urban or rural area) and the schooling level of these students’ parents and grandparents. The information is analyzed with the support of Pierre Bourdieu’s educational theory, whose main concern is to debate on the potential of school education in the development of citizenship of these social groups.
Keywords: Schooling. Citizenship. Youth.
Metrics
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.