Escolarização, cidadania e juventude em São João do Triunfo – PR (Schooling, citizenship and youth in São João do Triunfo – PR) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0007
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo objetiva discutir a relação entre escolarização e cidadania no contexto contemporâneo, tomando como ponto de partida o processo educativo de jovens do ensino médio no município de São João do Triunfo, Paraná. Apoia-se em dados de uma pesquisa quantitativa aplicada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Neves Filho (localizado na zona urbana), do Colégio Estadual Argemiro L. de Lima (localizado na zona rural) e no Projeto Político Pedagógico dessas instituições de ensino. Os dados quantitativos foram produzidos por meio de questionários, objetivando obter informações sobre idade, série, período matriculado, atividade (estudante-trabalhador/estudante), local de residência (área urbana ou rural) e grau de escolaridade dos avós e dos pais desses discentes. Tais informações são analisadas à luz da teoria educacional de Pierre Bourdieu, cuja preocupação principal é problematizar a potencialidade da educação escolar no processo de construção da cidadania desses grupos sociais.
Palavras-chave: Escolarização. Cidadania. Juventude.
Abstract: This article discusses the relationship between schooling and citizenship in a contemporary context by considering the educational process of secondary school young adults in the municipality of São João do Triunfo, Paraná. This study is based on data provided by a quantitative research carried out with secondary school students from Francisco Neves Filho State School (situated in the urban area) and Argemiro L. de Lima State School (situated in the rural area), and on the Political Pedagogical Project of these schools. The quantitative data was obtained from a questionnaire that provided information about students´ age, school year, term enrolled, occupation (student, working student), place of residence (urban or rural area) and the schooling level of these students’ parents and grandparents. The information is analyzed with the support of Pierre Bourdieu’s educational theory, whose main concern is to debate on the potential of school education in the development of citizenship of these social groups.
Keywords: Schooling. Citizenship. Youth.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.