Action-research as an instrument of social transformation
Main Article Content
Abstract
Abstract: At the same time as the twenty-first century appears as a apex period regarding the science evolution (by technological advances and information technology), its essence is placed in check: its simplistic approach and deterministic is no longer considered capable to cover the complexity of social reality. Increasingly human subjectivity, its experiences and worldviews, are seen as relevant in the production of knowledge. Knowledge, in turn, that is placed the challenge of transcending the walls of academies and contribute to the recognition and overcoming social problems. In this logic emerges the research-action that, as it will be exposed in this article constructed through bibliographical research, presents itself as an important methodological resource of qualitative research capable, at to produce knowledge and contribute with social transformation - one of the ethical commitments of social sciences.
Metrics
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
BALDISERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Revista Sociedade em Debate. Pelotas: v. 7, n. 2, p. 5-25, 2001.
BORDA, Orlando Fals. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org). Pesquisa Participante. 6ª Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. p. 42-62.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro Editora, 2ª Edição 2008. 140 p.
FREIRE, Paulo. Criando Métodos de Pesquisa Alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org). Pesquisa Participante. 6ª Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. p. 34-41.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. 7. reimp. São Paulo: Atlas, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PASTORAL DA CRIANÇA. Desnutrição Infantil. Disponível em: <https://www.pastoraldacrianca.org.br/bebe/3693-desnutricao-infantil>. Acesso em: 23 jul. 2018.
SCHIMANSKI, Edina. Pesquisa-ação como instrumento de pesquisa social crítico-emancipatória. In: BOURGUIGNON, Jussara Ayres (org). Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas. Ponta Grossa: TODAPALAVRA Editora, 2009. p. 86-97.
SCHIMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa Participante: Alteridade e Comunidades Interpretativas. Revista Psicologia USP. São Paulo: v .17, n. 2, p. 11-41. 2006.
STRECK, Danilo. Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares: Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil. Civitas. Porto Alegre: v. 13, n. 3, p. 477-495, set./dez. 2013.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo: v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.