Didactics and pedagogy of the field diary in the formation of the Social Worker
Main Article Content
Abstract
This article discusses the contributions of the field diary for the social worker’s training process, starting with excerpts from the diary of a student. We argue that it is necessary to promote a broad debate on the issues raised around the field diary, for example, who may read it and how can it be used on the tripod teaching, research and extension training.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ARENDT, H. Responsabilidade e Julgamento. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
BAUMAN, Z. Modernidade e holocausto. Tradução de Marcus Penel. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
BURIOLLA, M. A. F. O Estágio Supervisionado. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CRESS. Assistente Social: Ética e direitos. Coletâneas de leis e resoluções. Rio de Janeiro: CRESS, 7ª Região, 2001.
ESS – ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL. Programa de Estágio da Escola de Serviço Social da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ess.ufrj.br/index.php/estagio>. Acesso: 08 nov. 2012.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contempo-raneidade: trabalho e formação profi ssional. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LEWGOY, A. M. B.; SCAVONI, M. L. A. Supervisão em Serviço Social: a formação do olhar ampliado. Revista Virtual Textos & Contextos, n. 1, nov. 2002. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs>. Acesso: 08 nov. 2007.
LIMA, T. C. S. et al. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Virtual Textos & Contextos, v. 7, jul. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs.> Acesso em: 08 nov. 2007.
GUINDANI, M. K. A. Tratamento penal: a dialética do instituído e do instituinte. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 67, p. 38-52, 2003.
SANTOS, C. M. As Dimensões da prática profi ssional do Serviço Social. Revista Libertas, Juiz de Fora, Ed. UFJF, v.3, p. 23- 42, 2003.
SOUZA, M. L. Serviço Social e Instituição: a questão da participação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofi a da Práxis. 3. ed. Tradução de Luís F. Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.