Didática e pedagogia do diário de campo na formação do Assistente Social

Contenido principal del artículo

Joyce Vieira da Costa
Miriam Krenzinger Guindani

Resumen

Este artigo discorre sobre as contribuições do diário de campo para o processo formativo do assistente social, partindo de trechos do diário de uma estudante. Defende-se a necessidade de se promover um amplo debate acerca das questões suscitadas em torno do diário de campo, como, por exemplo, quem pode lê-lo e de que forma ele pode ser aproveitado no tripé ensino, pesquisa e extensão da formação profissional.


 


 

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA, J. V. da; GUINDANI, M. K. Didática e pedagogia do diário de campo na formação do Assistente Social . Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 12, n. 2, p. 265–278, 2013. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.12i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/3404. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Joyce Vieira da Costa, Instituto Nacional de Seguro Social

Assistente Social da Agência da Previdência Social de Petrópolis, formada na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este artigoé resultado de  um trabalho de conclusão de curso defendido em agosto de 2008 na escola de serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miriam Krenzinger Guindani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente da UFRJ e doutora em Serviço Social. Participou deste trabalho na condição de orientadora acadêmica.

Citas

ARENDT, H. Responsabilidade e Julgamento. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Cia. das Letras, 2004.

BAUMAN, Z. Modernidade e holocausto. Tradução de Marcus Penel. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

BURIOLLA, M. A. F. O Estágio Supervisionado. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CRESS. Assistente Social: Ética e direitos. Coletâneas de leis e resoluções. Rio de Janeiro: CRESS, 7ª Região, 2001.

ESS – ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL. Programa de Estágio da Escola de Serviço Social da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ess.ufrj.br/index.php/estagio>. Acesso: 08 nov. 2012.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contempo-raneidade: trabalho e formação profi ssional. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

LEWGOY, A. M. B.; SCAVONI, M. L. A. Supervisão em Serviço Social: a formação do olhar ampliado. Revista Virtual Textos & Contextos, n. 1, nov. 2002. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs>. Acesso: 08 nov. 2007.

LIMA, T. C. S. et al. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Virtual Textos & Contextos, v. 7, jul. 2007. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs.> Acesso em: 08 nov. 2007.

GUINDANI, M. K. A. Tratamento penal: a dialética do instituído e do instituinte. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 67, p. 38-52, 2003.

SANTOS, C. M. As Dimensões da prática profi ssional do Serviço Social. Revista Libertas, Juiz de Fora, Ed. UFJF, v.3, p. 23- 42, 2003.

SOUZA, M. L. Serviço Social e Instituição: a questão da participação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofi a da Práxis. 3. ed. Tradução de Luís F. Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.