A liberdade em Sartre: unidade entre projeto e engajamento
Main Article Content
Abstract
O objetivo deste trabalho é refletir a liberdade em Sartre, tendo como base os textos: O existencialismo é um humanismo (1945) e Questão de método, a célebre introdução de Crítica da razão dialética (1960). A liberdade em Sartre é um tema filosófico e literário. No início do processo de sua trajetória intelectual, ela é encerrada dentro do cogito cartesiano: “penso, logo existo”. Apesar de ser concebida como uma pura subjetividade, ela também é entendida como projeto que se realiza na ação através do engajamento do homem no mundo. Posteriormente, ela é remetida para o plano histórico e relacionada com a necessidade no interior de uma tensão dialética entre objetividade e subjetividade. Mesmo nesta fase, o núcleo central do conceito sartreano de liberdade é conservado: a unidade entre projeto e engajamento.
PALAVRAS-CHAVE: Liberdade, existencialismo.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.