O estágio e a supervisão no processo formativo dos assistentes sociais: continuidades e rupturas (Stage and supervision in the training process of social assistants: continuities and ruptures)
Contenido principal del artículo
Resumen
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar as diferentes concepções e práticas de estágio e de supervisão que acompanharam o processo formativo dos assistentes sociais. Parte-se do pressuposto de que não é possível pensar o estágio e a supervisão desconexos do entendimento de um projeto de formação profissional. Utilizou-se a revisão de literatura que buscou identificar a produção de conhecimento sobre a temática assim como uma pesquisa de campo, através do contato direto com supervisores e estagiários, sendo possível constatar que não há no Serviço Social tradição de pesquisa nas temáticas estágio e supervisão; apesar do aumento da produção pós anos 2000, esta ainda é pouco expressiva se comparado com outros temas; predomina uma concepção de estágio e supervisão como treinamento; o estágio é reconhecimento como aproximação da realidade social e profissional capaz de desenvolver habilidades e competências para o futuro exercício profissional.
Palavras-chave Estágio supervisionado. Supervisão. Formação Profissional.
Abstract;This article aims to present the different conceptions and practices of internship and supervision that accompanied the training process of social workers. The assumption is that it is not possible to think of the displaced internship and supervision of the understanding of a vocational training project. The literature review was used to identify the production of knowledge on the subject as well as a field research, through direct contact with supervisors and trainees, and it is possible to verify that there is no tradition of research in the topics of internship and supervision ; Despite the increase in production after 2000, this is still not very significant compared to other themes; A conception of stage and supervision predominates as training; The internship is recognition as an approximation of social and professional reality capable of developing skills and competencies for future professional practice.
Keywords Supervised internship. Supervision. Professional qualification.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.