O estágio e a supervisão no processo formativo dos assistentes sociais: continuidades e rupturas (Stage and supervision in the training process of social assistants: continuities and ruptures)
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar as diferentes concepções e práticas de estágio e de supervisão que acompanharam o processo formativo dos assistentes sociais. Parte-se do pressuposto de que não é possível pensar o estágio e a supervisão desconexos do entendimento de um projeto de formação profissional. Utilizou-se a revisão de literatura que buscou identificar a produção de conhecimento sobre a temática assim como uma pesquisa de campo, através do contato direto com supervisores e estagiários, sendo possível constatar que não há no Serviço Social tradição de pesquisa nas temáticas estágio e supervisão; apesar do aumento da produção pós anos 2000, esta ainda é pouco expressiva se comparado com outros temas; predomina uma concepção de estágio e supervisão como treinamento; o estágio é reconhecimento como aproximação da realidade social e profissional capaz de desenvolver habilidades e competências para o futuro exercício profissional.
Palavras-chave Estágio supervisionado. Supervisão. Formação Profissional.
Abstract;This article aims to present the different conceptions and practices of internship and supervision that accompanied the training process of social workers. The assumption is that it is not possible to think of the displaced internship and supervision of the understanding of a vocational training project. The literature review was used to identify the production of knowledge on the subject as well as a field research, through direct contact with supervisors and trainees, and it is possible to verify that there is no tradition of research in the topics of internship and supervision ; Despite the increase in production after 2000, this is still not very significant compared to other themes; A conception of stage and supervision predominates as training; The internship is recognition as an approximation of social and professional reality capable of developing skills and competencies for future professional practice.
Keywords Supervised internship. Supervision. Professional qualification.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.