Política pública e sustentabilidade: possibilidade de interface no Programa Nacional De Alimentação Escolar - PNAE (Public policy and sustainability: possibility of interface in National School Meal Program - NSMP)
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo analisa se o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da participação da agricultura familiar, relacionou-se com as dimensões econômica, ambiental e social do desenvolvimento sustentável, e também verifica se as comunidades tradicionais o acessam. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualiquantitativo realizado no Sudoeste Paranaense. Efetivamente, 24 (57%) dos municípios participaram desta pesquisa. Verificou-se que, entre 2011 a 2015, 18 atingiram a média de aquisição da agricultura familiar exigida pela lei, porém apenas 01 adquiriu produtos orgânicos certificados e em média pouco mais de 2% dos agricultores familiares participaram da execução do PNAE. Notou-se que não houve compra de povos tradicionais em nenhum dos 04 municípios onde se localizam estas comunidades. Percebe-se que a política pública é relevante, contudo, apesar dos avanços observados no percentual de compra, sua operacionalização ainda não é plena, necessitando de aprimoramento e consolidação, inclusive na inclusão de comunidades tradicionais em sua implementação.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terra de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livre”,“castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. 2008.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil: Comunidade quilombola do Rocio – Adelaide Maria Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira. Fascículo 03, Palmas-PR: UEA Edições, 2010.
ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Tecnologias Alternativas, Rio de Janeiro: FASE. Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, 1989. 237 p.
BACCARIN, José Giacomo et al.. Agricultura Familiar e Alimentação Escolar sob a Vigência da Lei 11.947/2009: Adequação das Chamadas Públicas e Disponibilidade de Produtos no Estado de São Paulo em 2011. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Administração Economia e Sociologia Rural, 50, 2012, Vitória. Anais... Vitória: SOBER, 2012.BRASIL. Casa Civil. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). Extrato DAP. Disponível em: < http://smap14.mda.gov.br/extratodap/> Acesso em: 10 julho de 2017.
BRASIL. Decreto nº. 8.750, de 9 de maio de 2016.Institui o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília: DOU de 10/5/2016.BRASIL. Decreto n. 6.040 de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08.fev.2007, p. 316.BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. PNAE, Histórico. 2015. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-historico> Acesso em: 30 mar. 2015.BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de junho de 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 de jun. 2013.
BUAINAIN, Antônio Marcio. Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento sustentável: questões para debate. Brasília: IICA, 1 ed, 2006.BUCO, Thalyta Forquim; ZADRA, Marcelo; VANDRESEN, José Carlos. Rede puxirão dos povos e comunidades tradicionais: Na construção da visibilidade social e na luta pelo reconhecimento dos territórios tradicionalmente ocupados. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ)-ISSN 2177-4153, v. 11, n. 3, p. 143-160, 2013.
CAPORAL, Francisco Roberto, COSTABEBER, José Antônio. Análise Multidimensional da Sustentabilidade: Uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. Agroecololgia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 3, jul/set 2002. p. 70-85Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais. Subsídios para as Oficinas Regionais a realizarem-se no período de 14 a 23 de Setembro de 2006. Brasília, 2006. Disponível em: <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/texto-contextualizacao-e-texto-base-da-politica.pdf>. Acesso em: 11 de Agosto de 2017.
CONSTANTY, Hadrien François Pierre-henri; ZONIN, Wilson João. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade: o caso do município de Marechal Cândido Rondon. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 36, 2016.
COSTABEBER, Jose Antônio; CAPORAL, Francisco Roberto. “Possibilidades e alternativas do desenvolvimento rural sustentável”. In: Vela, Hugo. (Org.): Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável no Mercosul. Santa Maria: Editora da UFSM/Pallotti, 2003. p.157-194.
DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, Braz: Hucitec, 2000.FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: Direito ao futuro. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. CERTIDÕES EXPEDIDAS ÀS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS. 2017. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2017/07/CERTID%C3%95ES-EXPEDIDAS-%C3%80S-COMUNIDADES-REMANESCENTES-DE-QUILOMBOS-04-07-2017.pdf>. Acesso em: 11 de Agosto de 2017.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dados da agricultura familiar. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-consultas/dados-da-agricultura-familiar> Acesso em: 10 julho de 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A. 6 ed. 2008.
GOODE, William Josiah; HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1972. 488 p.
GREGOLIN, Graciela Caroline et al.. Participação da agricultura familiar como fornecedora da alimentação escolar no Território Sudoeste do Paraná. Nucleus,v. 13, n. 1, p. 169-184, 2016.
GREGOLIN, Marcos Roberto Pires et al.. Agricultura familiar e economia solidária: contextualização e apontamentos iniciais sobre uma aproximação com os 17 objetivos para transformar nosso mundo. Orbis Latina, v. 7, n. 2, p. 45-74, 2017.
GREGOLIN, Marcos Roberto Pires et al. Os desafios da execução da Lei 11.497/09 nos municípios do Território Centro Sul do Paraná entre os anos 2010 a 2013.. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, maio 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/20155>. Acesso em: 10 ago. 2017.
GREGOLIN, Marcos Roberto Pires et al.. Potencialidades e fragilidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE no Território Cantuquiriguaçu (PR.). Conexão, v. 13, n° 3, set-dez/2017b.
GRUPO DE TRABALHO CLOVIS MOURA (GTCM). Comunidades Quilombolas da Microrregião de Guarapuava. 2017. Disponível em: <http://www.gtclovismoura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28>. Acesso em: 11 de Agosto de 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Agropecuário 2006. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). Terras e Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais no Estado do Paraná. 2013. Disponível em: < http://www.itcg.pr.gov.br/arquivos/File/Terras_e_territorios_de_Povos_e_Comunidades_Tradicionais_2013.pdf>. Acesso em 10 de Agosto de 2017.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Territórios Quilombolas. 2016. Disponível em: < http://www.incra.gov.br/sites/default/files/incra-processosabertos-quilombolas-v2.pdf>. Acesso em: 11 de Agosto de 2017.
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (IPARDES). Relação dos municípios segundo as regiões geográficas do Paraná. 2012. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/base_fisica/relacao_mun_regiao_geografica_parana.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.Instituto Sócio Ambiental (ISA). Terras indígenas no Brasil. 2017. Disponível em: < https://terrasindigenas.org.br/pt-br/brasil>. Acesso em: 10 de Agosto de 2017.
LEFF, Henrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010. 293 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARSDEN, Terry; BANKS, Jo; BRISTOW, Gillian. Food supply chain approaches: exploring their role in rural development. Sociologia Ruralis, v. 40, n. 4, p. 424-438, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set., 1993.
NOVAK, Éder da Silva. Territórios e Grupos Indígenas no Paraná: A Expropriação de Terras através do Acordo de 1949. In.: XIV Encontro Regional de História. 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Disponível em: <http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/386.pdfs>. Acesso em: 10 de Agosto de 2017.
PAULUS, Gervásio; SCHLINDWEIN, Sandro Luís. AGRICULTURA sustentável ou (re)construção do significado de agricultura? Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 2, n. 3, jul./set. 2001. p. 44-52.
PERISATO, Emília B. Projetos de reforma agrária no noroeste do Paraná: disparidades estruturais e impactos. Maringá: UEM, 2009
PORTO, Liliana; SALLES, Jefferson de Oliveira; MARQUES, Sônia Maria dos Santos. Memórias dos povos do campo no Paraná-Centro-Sul.Curitiba: ITCG, 2013.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009, 95 p.
SARAIVA et. al. Panorama da compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 927-936, 2013.Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Terras Indígenas do Paraná. 2017. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/estaticas/alunos/indios_terras.php>. Acesso em: 10 de Agosto de 2017.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia de Letras, 2010.
SILVA, Adnilson de Almeida; SIQUEIRA, Rosângela Bujokas de; ALMEIDA, Laura Dominic GS. Reflexões Acerca dos Direitos dos Indígenas e das Populações Tradicionais da Amazônia.Revista GeoAmazônia, v. 2, n. 04, p. 79-90, 2015.
SILVA, Marina Osmarina. Saindo da invisibilidade–a política nacional de povos e comunidades tradicionais. Inclusão social, v. 2, n. 2, 2007.
SIQUEIRA, Rosangela Bujokas de; LUIZ, Danuta Estrufika Cantóia. Elementos de Análise de conjuntura para pensar as lutas e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. In. I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. Londrina PR, de 09 a 12 de Junho de 2015. Disponível em < http://www.uel.br/pos/mestradoservicosocial/congresso/anais/Trabalhos/eixo6/oral/9_elementos_de_analise....pdf>. Acesso em: 11 de Agosto de 2017.SOARES, Fábio Veras et al.. Structured demand and smallholder farmers in Brazil: The case of PAA and PNAE. Brasília: IPC/WFP, 2013.
TRICHES, Rozane Marcia. Reconectando a produção ao consumo: a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o Programa de Alimentação Escolar. 2012. 297 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre, 2012.
TRICHES, Rozane Marcia; BARBOSA, Leiridiane Priscila; SILVESTRI, Fernanda. Agricultura Familiar e Alimentação Escolar no Estado do Paraná: uma análise das chamadas públicas. Revista Paranaense de Desenvolvimento-RPD, v. 37, n. 130, p. 29-43, 2016.
TRICHES, Rozane Marcia; GERHARDT, Tatiana Engel; SCHNEIDER, Sergio. Políticas alimentares: interações entre saúde, consumo e produção de alimentos. Interações, Campo Grande, v. 15, n. 1, jan./jun. 2014, p. 109-120.
VANDRESEN, José Carlos; GOMES, Marquiana Freitas Vilas Boas. Sobreposição das unidades de conservação em territórios tradicionalmente ocupados: algumas reflexões. XXI encontro nacional de geografia. UFU–Uberlândia, 2012.
WEDIG, Josiane Carine. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E LUTA PELA DIFERENÇA: AÇÕES COLETIVAS DA REDE PUXIRÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS. RURIS-Revista do Centro de Estudos Rurais-UNICAMP, v. 10, n. 1, 2016.
WEDIG, Josiane Carine. Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná: luta pelo território e pela diferença. Tese (doutorado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro, 2016.
XAVIER, Carine Rossane Piassetta. Narrativas Quilombolas: saberes e teatralidade de mulheres idosas da comunidade Adelaide Maria Trindade Batista, em Palmas, PR. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro. Florianópolis, 2016.