A natureza do conhecimento orientador da prática do assistente social frente aos desafios do cotidiano

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Divanir Eulália Naréssi Munhoz

Resumen

O texto trabalha a natureza do conhecimento que orienta a prática do assistente social frente aos desafios do cotidiano, discutindo a necessidade de todo conhecimento estar presente no profissional de forma efetiva, do que deriva uma análise sobre a importância da criticidade frente a todo saber constituído, análise que remete tanto a pensar a relação entre saber científico e saber do senso comum, como também à questão do pluralismo e do ecletismo. Discute também a importância do profissional compreender a relação entre o plano da universalidade da teoria e sua potencialidade de servir ao plano das particularidades/singularidades concretas com que o assistente social se defronta no cotidiano da prática: a necessidade de ele saber trabalhar a mediação.

 

PALAVRAS-CHAVE:relação teoria-prática, ciência-senso comum, cientista-cidadão, mediação universalidade- singularidade, pluralismo.

 

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Cómo citar
MUNHOZ, D. E. N. A natureza do conhecimento orientador da prática do assistente social frente aos desafios do cotidiano. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 1, n. 1, p. 15–32, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/20. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Divanir Eulália Naréssi Munhoz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Serviço Social (PUC/SP). Professora do Departamento de Serviço Social e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail denmunhoz@uol.com.br

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