Extensão comunitária: aportes a partir de uma revisão da literatura
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo analisa, por meio de uma revisão narrativa, como a
concepção de Extensão Comunitária (EC) é descrita e utilizada até 2020, com foco na concepção de Extensão Popular (ExP), a qual contempla a Extensão Universitária na perspectiva da Educação Popular (EP). Considerada uma interface da EP, a EC é dialógica, processual e participativa, destacando a participação ativa de comunidades e movimentos sociais em projetos de ExP. A metodologia incluiu uma revisão de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, adotando uma perspectiva qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que a EC fortalece as práticas de ExP, ampliando a participação da comunidade e dos movimentos sociais na
gestão dos projetos, promovendo mudanças concretas na universidade e incentivando-a a reconhecer os setores sociais populares como produtores de conhecimento.
Métricas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Citas
ARAÚJO, Renan Soares. Extensão popular e produção de conhecimento: o caso do PPGE/UFPB. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2021.
BERNARDO, Klebson Felismino. Extensão comunitária: analisando alternativas e desafios para o aprofundamento da participação da comunidade na gestão de projetos de extensão popular da UFPB. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2022
BERNARDO, Klebson Felismino. Educação popular: para uma não romantização das práticas populares e comunitárias. In: Educação Popular e Construção Compartilhada do Conhecimento: Debates Teóricos (livro eletrônico). ARAÚJO, Renan Soares de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro (org,). 1. ed. João Pessoa, PB: Editora do CCTA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2020.
CARNEIRO, Jair Almeida, et al. Unimontes solidária: interação comunitária e prática médica com a extensão. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, p. 283-288, 2011.
CARNEIRO, Jair Almeida, et al. Liga acadêmica: instrumento de ensino, pesquisa e extensão universitária. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. v. 6, n. 1, p.667-79. 2015.
CARVALHO, José Jorge de. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Cadernos de inclusão, n. 8, p. 8-13, 2016.
CIRNE, Alessandra Issis; SÁ, Lenilde Duarte de; MENDES, Cristina Katya Torres Teixeira. Projetos de extensão comunitária e o fortalecimento do movimento estudantil na área da saúde. Saúde em Debate, v. 33, n. 83, p. 447-457, 2009.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão Popular: a reinvenção da Universidade. In: VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, p. 40-61. 2011.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Extensão popular: processo de construção de um fazer universitário humanizante, emancipador e compromissado com os grupos socialmente excluídos. In: PRADO, Ernande Valentin do, et al. Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro, et al. (org.). Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). São Paulo: Hucitec; João Pessoa: UFPB, 2013.
CRUZ, Pedro; ARAÚJO, Renan Soares. Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular. Interagir: pensando a extensão, n. 24, p. 12-27, 2017.
CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; VASCONCELOS, Eymard Mourão. Caminhos da aprendizagem na Extensão Universitária. São Paulo: Hucitec, 2017.
DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas cirandas da vida em Fortaleza-CE. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2009.
DANTAS, Vera Lúcia de Azevedo, et al. Cirandas da vida: dialogismo e arte na gestão em saúde. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 46-58, 2012.
FALCÃO, Emmanuel Fernandes. Extensão popular: caminhos para a emancipação. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade: conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade. Educação Brasileira., v.27., n.54., p. 11-67, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, César, et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 179-201, jul./dez. 2016.
LIMA, Helen Flávia de, et al. Reflexões sobre o “Projeto Encontro de Saberes” enquanto experiência teórico-metodológica pós-colonial e da Ecologia de Saberes no ensino superior. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 7, p. 1-19, 2020.
MELO NETO, José Francisco de. Educação Popular e “Experiência”. Revista Contexto & Educação, v. 26, n. 85, p. 31-50, 2011.
MELO NETO, José Francisco de. Extensão popular. MELO NETO, José Francisco de. (org.). 2. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
OLIVEIRA, Maria Waldenez de. A extensão popular no trabalho compromissado com as classes populares. In: Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. Projeto de pesquisa e extensão VEPOP-SUS Vivências de extensão em Educação Popular e saúde no SUS. PRADO, Ernande Valentin do, et.al. (org.). João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.
PRADO, Ernande Valentin do, et al. (org.). Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora CCTA, 2017.
REIS, Maurício Sant'Anna dos. Pela efetivação dos Direitos Humanos: apresentação do projeto de extensão comunitária da faculdade FISUL. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas, v. 3, n. 1, p. 3-11, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez, 2005b.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Praxis da Ecologia de Saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde coletiva, v. 8, n. 2, p. 331-338, jun, 2014.
SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-legere, n. 13, p. 299-335, 2013.
SIMIÃO, Bruno Pereira; ARAÚJO, Edna Monteiro de; FELIX, Katiane Duarte. Os resultados do programa de extensão comunitária no desenvolvimento do estudante de graduação do curso de fisioterapia do Uniceplac-Gama/DF. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Gama/DF, 2020.
SILVA, Jaqueline Lopes Menezes da, et al. Extensão Comunitária contribuindo para a inserção na atenção básica e formação de profissionais da saúde. Revista de APS, v. 13, n. 4, 2010.
SCHOMMER, Paula Chies. Comunidades de prática e articulação de saberes na relação entre Universidade e Sociedade. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo/SP, 2005.
TORRES, Albina Rodrigues, et al. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, p. 713-720, 2008.
VALLA, Victor Vincent. A crise de interpretação é nossa: procurando compreender a fala das classes subalternas. Educação & Realidade, v. 21, n. 2, 1996.
VOSGERAU, Dilmeire Sant‘Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.