Extensão comunitária: aportes a partir de uma revisão da literatura

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Klebson Felismino
https://orcid.org/0000-0002-9195-9844
Pedro José Santos Carneiro

Résumé

O artigo analisa, por meio de uma revisão narrativa, como a
concepção de Extensão Comunitária (EC) é descrita e utilizada até 2020, com foco na concepção de Extensão Popular (ExP), a qual contempla a Extensão Universitária na perspectiva da Educação Popular (EP). Considerada uma interface da EP, a EC é dialógica, processual e participativa, destacando a participação ativa de comunidades e movimentos sociais em projetos de ExP. A metodologia incluiu uma revisão de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, adotando uma perspectiva qualitativa e exploratória. Os resultados  mostram que a EC fortalece as práticas de ExP, ampliando a participação da comunidade e dos movimentos sociais na
gestão dos projetos, promovendo mudanças concretas na universidade e incentivando-a a reconhecer os setores sociais populares como produtores de conhecimento. 

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KLEBSON FELISMINO; PEDRO JOSÉ SANTOS. Extensão comunitária: aportes a partir de uma revisão da literatura. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2423038.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21452. Acesso em: 1 sept. 2024.
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Klebson Felismino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Pedagogia e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFPB. E-mail: klebsonbernardo987@hotmail.com.

Pedro José Santos Carneiro, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Nutrição pela UFPB. Professor do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. pedrojosecruzpb@yahoo.com.br

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