Jogos como espelhos sociais: o impacto ético dos jogos nos direitos humanos e sociais

Contenido principal del artículo

Thais Cristina dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-4240-1497
Luiz Alberto Pilatti
https://orcid.org/0000-0003-2679-9191

Resumen

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre como os jogos podem aprimorar a compreensão dos Direitos Humanos e sociais, ao mesmo tempo em que impactam de maneira ética uma variedade de áreas. Emprega-se uma análise qualitativa interdisciplinar que combina teorias
da antropologia, sociologia e ciências da educação para explorar as funções sociais e culturais dos jogos, com um foco especial nos jogos digitais sob a perspectiva do  ludocapitalismo. O estudo revelou que os jogos digitais, por
meio de mecanismos como a gamificação, têm o potencial de aprimorar habilidades cognitivas e sociais, ao mesmo tempo em que levantam questões éticas significativas  relacionadas à manipulação comportamental e à perda de
autonomia dos jogadores. Conclui-se que, embora os jogos digitais ofereçam oportunidades relevantes para o desenvolvimento educacional e social, é essencial implementar práticas de jogo éticas para evitar riscos de manipulação e reforço de desigualdades sociais.

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Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS, T. C. dos .; PILATTI, L. A. . Jogos como espelhos sociais: o impacto ético dos jogos nos direitos humanos e sociais. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2423323.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23323. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Direitos Humanos em perspectiva crítica na sociedade do século XXI
Biografía del autor/a

Thais Cristina dos Santos, Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR

-

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor titular de Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. E-mail: lapilatti@utfpr.edu.br.

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