Jogos como espelhos sociais: o impacto ético dos jogos nos direitos humanos e sociais

Conteúdo do artigo principal

Thais Cristina dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-4240-1497
Luiz Alberto Pilatti
https://orcid.org/0000-0003-2679-9191

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre como os jogos podem aprimorar a compreensão dos Direitos Humanos e sociais, ao mesmo tempo em que impactam de maneira ética uma variedade de áreas. Emprega-se uma análise qualitativa interdisciplinar que combina teorias
da antropologia, sociologia e ciências da educação para explorar as funções sociais e culturais dos jogos, com um foco especial nos jogos digitais sob a perspectiva do  ludocapitalismo. O estudo revelou que os jogos digitais, por
meio de mecanismos como a gamificação, têm o potencial de aprimorar habilidades cognitivas e sociais, ao mesmo tempo em que levantam questões éticas significativas  relacionadas à manipulação comportamental e à perda de
autonomia dos jogadores. Conclui-se que, embora os jogos digitais ofereçam oportunidades relevantes para o desenvolvimento educacional e social, é essencial implementar práticas de jogo éticas para evitar riscos de manipulação e reforço de desigualdades sociais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, T. C. dos .; PILATTI, L. A. . Jogos como espelhos sociais: o impacto ético dos jogos nos direitos humanos e sociais. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–14, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2423323.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23323. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Direitos Humanos em perspectiva crítica na sociedade do século XXI
Biografia do Autor

Thais Cristina dos Santos, Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR) , Campus Ponta Grossa. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Colaboradora no Curso de Serviço Social na UEPG. E-mail: thais.pluskota@gmail.com.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor titular de Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. E-mail: lapilatti@utfpr.edu.br.

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