O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR

Contenu principal de l'article

Lorena Ferreira Portes
Melissa Ferreira Portes
Evelyn Secco Faquin

Résumé

O artigo tem como objetivo debater os desafios que se colocam ao ensino superior no contexto pandêmico e de ensino remoto emergencial (ERE), partindo da realidade vivenciada na formação graduada presencial em Serviço Social, em uma instituição pública estadual. Foram utilizadas as resoluções e normativas sobre o ERE, aprovadas pelas instâncias colegiadas da Universidade, além de documentos/relatórios produzidos pelo Colegiado do Curso de Serviço Social e Núcleo Docente Estruturante (NDE) em relação ao monitoramento do ERE e do levantamento realizado pela ABEPSS com os cursos de Serviço Social no Brasil. Diante do contexto, pode-se afirmar que a pandemia agravou a precarização já vivenciada e abriu espaço para instalação massiva do ensino a distância. O curso de Serviço Social teve que seguir orientações instituições e aderir ao ensino remoto emergencial, enquanto única possibilidade de manter sua direção de defesa da vida. A partir dos dados levantados, evidencia-se que houve implicações diretas no trabalho docente, na organização das atividades acadêmicas e na condição de vida e saúde mental dos discentes.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Renseignements sur l'article

Comment citer
PORTES, L. F.; FERREIRA PORTES, M. .; SECCO FAQUIN, E. O Ensino remoto emergencial e as suas implicações para a formação profissional de Assistentes Sociais: A experiência do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina – PR. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 21, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.21.2118186.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18186. Acesso em: 24 nov. 2024.
Rubrique
Práticas profissionais no âmbito das políticas sociais na Pandemia do COVID-19
Bibliographies de l'auteur-e

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: lorenafportes@gmail.com.

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: melissaportes2010@gmail.com.

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina - PR

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: evelynseccofaquin@gmail.com.

Références

ABEPSS. A Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial. Brasília: ABEPSS, 2021. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/20210611_formacao-em-servico-social-e-o-ensino-remoto-emergencial-202106141344485082480.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, 2010. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311145368198230.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021.

ABESS/CEDEPSS. Diretrizes gerais para o Curso de Serviço Social. Cadernos ABESS, São Paulo: Cortez Editora, n. 7, p. 58-76, 1996.

ANDES-SN. Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Brasília: ANDES-SN, 2020. Disponível em: http://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Anexo-Circ297-20.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 11-22.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 26 maio 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 109 de 15 de março de 2021. Altera os arts. 29-A, 37, 49, 84, 163, 165, 167, 168 e 169 da Constituição Federal e os arts. 101 e 109 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; acrescenta à Constituição Federal os arts. 164-A, 167- A, 167-B, 167-C, 167-D, 167-E, 167-F e 167-G; revoga dispositivos do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e institui regras transitórias sobre redução de benefícios tributários; desvincula parcialmente o superávit financeiro de fundos públicos; e suspende condicionalidades para realização de despesas com concessão de auxílio emergencial residual para enfrentar as consequências sociais e econômicas da pandemia da Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, 16 mar. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc109.htm. Acesso em: 07 maio 2021.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 15 dez. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Lei Complementar n. 173, de 27 de maio de 2020. Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 maio 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp173.htm. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Lei n. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Portaria CAPES n. 2, de 04 de janeiro de 2021. Regulamenta o art. 8º da Portaria CAPES nº 90, de 24 de abril de 2019, estabelecendo as diretrizes para autorização de funcionamento e para a Avaliação de permanência de Polos de Educação a Distância (polo EaD) para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. Diário Oficial da União, Brasília, 07 jan. 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-capes-002-2021-01-04.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Portaria CAPES n. 275, de 18 de dezembro de 2018. Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port%20275.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Portaria CAPES n. 90, de 24 de abril de 2019. Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância. Diário Oficial da União, Brasília, 26 abr. 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-Capes-090-2019-04-24.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Portaria MEC n. 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União, Brasília, 31 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18977. Acesso em: 06 maio 2021.

BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição n. 32 de 03 de setembro de 2020. Altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Poder Executivo/Ministério da Economia, Brasília, 03 dez. 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1928147. Acesso em: 04 maio 2021.

COLMÁN, Evaristo; PORTES, Lorena Ferreira. A orientação privatista-mercantil do ensino superior brasileiro e suas expressões nas propostas do governo federal – “future-se” e da Lei Geral das Universidades- “LGU” do governo do estado do Paraná. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 17, p. 141-153, nov. 2019.

COMANDO SINDICAL DOCENTE (CSD). Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior chantageia reitorias a aderirem às atividades remotas. 31 de maio de 2020. Disponível em: http://www.adunicentro.org.br/noticias/ler/2465/superintend-ncia-geral-de-ci-ncia-tecnologia-e-ensino-superior-chantageia-reitorias-a-aderirem-s-atividades-remotas. Acesso em: 14 fev. 2021.

EXTRA CLASSE. Mais da metade do orçamento de 2021 será para amortizar dívida pública. 15 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2020/09/mais-da-metade-do-orcamento-de-2021-sera-para-amortizar-divida-publica/. Acesso em: 20 maio 2021.

FARAGE, Eblin Joseph. Educação superior em tempos de retrocessos e os impactos na formação profissional do Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 140, p. 48-65, jan./abr. 2021.

FARAGE, Eblin Joseph; COSTA, Arley José Silveira da; SILVA, Letícia Batista da. A educação superior em tempos de pandemia: a agudização do projeto do capital através do ensino remoto emergencial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 226-257, abr. 2021.

GÓES, Camila Bahia; CASSIANO, Glauber. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 2, p. 107-118, maio/ago. 2020.

MINTO, Lalo Watanabe. A educação da “miséria”: particularidade capitalista e educação superior no Brasil. São Paulo: Outras Expressões, 2014.

PARANÁ, GOVERNO DO ESTADO, 2021. Ranking da vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Disponível em: http://www.coronavirus.pr.gov.br/vacinacao-ranking. Acesso em: 16 dedez. 2021.

PARANÁ. Decreto n. 4.230, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=232854&indice=4&totalRegistros=290&anoSpan=2021&anoSelecionado=2020&mesSelecionado=3&isPaginado=true. Acesso em: 06 maio 2021.

PARANÁ. Lei Complementar n. 231, de 17 de dezembro de 2020. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a qualidade e a responsabilidade na gestão fiscal do Estado do Paraná, cria o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, 17 dez. 2020. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=243713&codTipoAto=3&tipoVisualizacao=original. Acesso em: 06 maio 2021.

SETI. Ofício Circular GS/SETI 021/20, de 29 de maio de 2020. Disponível em: http://www.sesduem.com.br/2020/06/01/superintendencia-geral-de-ciencia-tecnologia-e-ensino-superior-chantageia-reitorias-a-aderirem-as-atividades-remotas/. Acesso em: 10 maio. 2021.

UEL, AGÊNCIA UEL DE NOTÍCIAS. VIRTUEL capacita professores, estudantes e técnicos da universidade, 12 de junho de 2020. Disponível: https://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30478. Acesso em: 25 maio 2021.

UEL. Ato Executivo n. 15/2021. Dispõe sobre a prorrogação da suspensão das atividades administrativas na modalidade presencial e estabelece a modalidade de Teletrabalho, salvo excepcionalidades, até 04/04/2021 e mantém a suspensão das atividades académicas presenciais e eventos públicos da Universidade Estadual de Londrina, salvo excepcionalidades, até 25/06/2021. Disponível em : https://sistemas.uel.br/atosoficiais/index;jsessionid=l31b7NFZg6qAR47xlYj9XaYrrGTJUbVMb8YK6R71.srv-app-12. Acesso em: 15 maio 2021.

UEL. COLEGIADO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL. PLANO DE MATRIZ ESPECIAL, 2020. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/acolhimento/documentos/matriz_curricular/matriz_curricular_acolhimento_semana_retomada_servico_social.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

UEL. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Instrução de Serviço PROGRAD n. 001/2020, de 25 de junho de 2020. Orientações para os Programas de Atividades Acadêmicas para organização das atividades acadêmicas da graduação enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19. Londrina, 25 jun. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/instrucoes_servico/2020/instrucao_servico_01_20.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

UEL. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Instrução de Serviço PROGRAD n. 002/2020, de 25 de junho de 2020. Estabelece orientações para o Plano Especial de Matriz Curricular para organização das atividades acadêmicas da graduação enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19. Londrina, 25 jun. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/instrucoes_servico/2020/instrucao_servico_01_20.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

UEL. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Instrução de Serviço PROGRAD n. 005/2020, de 30 de julho de 2020. Estabelece procedimentos quanto ao protocolo de novas solicitações de Estágio Curricular Obrigatório e outros documentos relativos aos Estágios Curriculares Obrigatórios, para o período de pandemia, enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da COVID-19, para os Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 30 jul. 2020. Disponível em: http://www.uel.br/cch/let/pages/arquivos/Instrucao_de_Servico_PROGRAD_005_2020%20-%20procedimentos_estagio_curricular_obrigatorio.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

UEL. Resolução CEPE n. 022/20. Regulamenta as atividades académicas de graduação, enquanto perdurarem as excepcionalidades decorrentes da pandemia COVID-19, vinculadas ao Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) na Universidade Estadual de Londrina, e dá outras providências. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2020/resolucao_22_20.pdf. Acesso em: 14 maio. 2021.

UEL. Resolução CEPE n. 027/2020. Regulamenta as atividades académicas de graduação não presenciais/ensino remoto emergencial, em decorrência da pandemia COVID-19, nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) na Universidade Estadual de Londrina, e dá outras providências. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/documentos/resolucoes/2020/resolucao_27_20.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s