Covid-19 pandemic and the meaning of life: an educational intervention

Main Article Content

Karen Guedes Oliveira
Felipe Marcelino Medeiros Morais
https://orcid.org/0000-0003-4879-6637
Karol Costa Guedes
Kylven Costa Guedes
Tulio Augusto Andrade Oliveira

Abstract

His study aimed to understand the perspectives of the meaning of life linked to the educational context during the COVID-19 pandemic. Fifteen professionals of a state public school in the city of João Pessoa-Paraíba participated in the intervention, being 3 second grade teachers, 9 High School teachers, 2 principals and 1 professional from the Administrative Sector of the School. The ages ranged from 27 to 63 years (M=41.2, SD=10.97), mostly Catholic and female. Its theoretical perspective was Logotherapy and Existential Analysis, therapy through meaning. The perspectives of the meaning of life were understood from three main elements: 1) Attitudes of school professionals towards the pandemic moment; 2) Considerations about self-perception and self-perception of life; and 3) Considerations about the meaning of life. Thus, it was possible to highlight the human characteristic of self-transcendence of existence that was more accentuated during the pandemic time.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, K. G.; MORAIS, F. M. M. .; GUEDES, K. C. .; GUEDES, K. C.; OLIVEIRA, T. A. A. Covid-19 pandemic and the meaning of life: an educational intervention. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2318210.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/18210. Acesso em: 24 aug. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Karen Guedes Oliveira, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestre em Ciências da Religião pela UFPB. Graduada em Psicologia. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB. E-mail: karen_costaguedes@hotmail.com.

Felipe Marcelino Medeiros Morais, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Psicólogo, especialista em terapia cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes. Estudante de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail: felipe.morais@academico.ufpb.br.

Karol Costa Guedes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora da rede pública de educação básica. E-mail: karolcostaguedes@hotmail.com.

 

Kylven Costa Guedes, Igreja Presbiteriana de Tambaú

Graduado em Licenciatura Plena em Computação, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Bacharelado em Teologia, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). E-mail: kylven@gmail.com.

Tulio Augusto Andrade Oliveira, Uniesp

Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC. Graduado em Administração de Empresas e Graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Professor Executivo da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor do Centro Universitário Uniesp. E-mail: tulioaugusto@hotmail.com.

References

AQUINO, T. A. A.; DAMÁSIO, B. F.; SILVA, J. P. (orgs). Logoterapia e Educação: fundamentos e prática. São Paulo: Paulus, 2010..

CHARCZUK, S. BiccaSustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade [online]. 2020, v. 45, n. 4 https://doi.org/10.1590/2175-6236109145.

FRANKL, V. E. (2007). Presença ignorada de Deus. São Leopoldo: Sinoidal; Petrópolis: Vozes.

FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2008.

FRANKL, V. E. O que não está escrito nos meus livros: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2010.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e existencialismo: Textos selecionados em logoterapia. São Paulo: É Realizações, 2020.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. São Paulo: Quadrante, 2019.

FREITAS, M. L. S. Pedagogia do Sentido: contribuições de Viktor Frankl para a educação. Ribeirão Preto/SP: Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl –IECVF, 2015.

LIMA, C. M. A. O. Information about the new coronavirus disease (COVID-19). Radiologia Brasileira [online]. 2020, v. 53, n. 2 https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1.

LUKAS, E. O sentido dos sonhos na psicoterapia em Viktor Frankl. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S.l.], v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271.

NORONHA, K. V. M. S et al. Pandemia por COVID-19 no Brasil: análise da demanda e da oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida segundo diferentes cenários. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2020, v. 36, n. 6. https://doi.org/10.1590/0102-311X00115320.

OLIVEROS, O. L.; KROEFF, P. Finitude e sentido da vida: a logoterapia no embate com a tríade trágica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

ORTIZ, E. M. Hacia uma prevención com sentido: bases del centro de prevención y investigación de la fundación aqui y ahora. Bogotá: Colectivo aqui y ahora, 2006

PIMENTEL, R. M. M.; DABOIN, B. E. G.; OLIVEIRA, A. G.; MACEDO JR, H. A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1 http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9976.

ROSA, B. O.; GIORNO, L. L. C. S. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: a percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.

SANTOS, D. M. B. Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 254, p. 230-251, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3911

SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 4 jun. 2020.

XAVIER, A. R. et al. COVID-19: clinical and laboratory manifestations in novel coronavirus infection. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial [online]. 2020, v. 56 https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049.