O que se valoriza na matemática escolar: refletindo sobre as mudanças necessárias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
trabalho com a matemática, onde tem se dado minha existência, atuando há quinze anos como professora de matemática, compreendi que a escola não tem dado conta de consolidar a educação matemática de qualidade que se faz necessária. Compreendendo que o fracasso do aluno em matemática é acima de tudo o fracasso da escola em dar conta do processo de ensino-aprendizagem da matemática, Aponto como caminho a investigação da natureza das respostas erradas apresentadas pelos alunos às diversas questões-problemas a eles propostos em diversas situações no ambiente de sala de aula. Assim, as respostas apresentadas pelos alunos em testes, provas, atividades ou situações de sala de aula podem ser analisadas, buscando através da descrição/interpretação, a compreensão das causas dos erros identificados. A interpretação/compreensão fez emergir elementos relacionados aos procedimentos metodológicos adotados e ao domínio do conteúdo pelo professor, como possíveis causas dos erros dos alunos. As análises das observações possíveis em relação ao fenômeno situado, busca aproximar-se de respostas, a respeito da importância de uma prática de avaliação centrada na negociação das respostas apresentadas pelos alunos como possibilitadora de construções de significados em relação à matemática.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.