O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra

Conteúdo do artigo principal

Célia Finck Brandt
Méricles Thadeu Moretti
Franciele Isabelita Lopes Novak

Resumo

Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T.; NOVAK, F. I. L. O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 98–115, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631. Acesso em: 23 maio. 2025.
Seção
Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem