Escola cidadã no Paraná: análise de seus avanços e retrocessos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo trata da análise da política educacional paranaense desenvolvida no período 1991-1994, com destaque para o Projeto Construindo a Escola Cidadã. A intenção foi apreender o processo de formulação, implantação de política pública e a visão dos diferentes atores envolvidos nas etapas de sua concretização. Pretendeu-se contribuir para a compreensão e análise da educação e verificar a que contextos as políticas educacionais estão articuladas, quais os avanços concretos na prática a partir das intenções expressas nos discursos, e como as orientações formuladas foram introjetadas ou rejeitadas no imaginário dos atores envolvidos. Buscou-se a análise dos planos de governo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB no Paraná, salientando os aspectos fundamentais, as características e a coerência das propostas.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.