Escola cidadã no Paraná: análise de seus avanços e retrocessos

Conteúdo do artigo principal

Rosilda Baron Martins

Resumo

Este estudo trata da análise da política educacional paranaense desenvolvida no período 1991-1994, com destaque para o Projeto Construindo a Escola Cidadã. A intenção foi apreender o processo de formulação, implantação de política pública e a visão dos diferentes atores envolvidos nas etapas de sua concretização. Pretendeu-se contribuir para a compreensão e análise da educação e verificar a que contextos as políticas educacionais estão articuladas, quais os avanços concretos na prática a partir das intenções expressas nos discursos, e como as orientações formuladas foram introjetadas ou rejeitadas no imaginário dos atores envolvidos. Buscou-se a análise dos planos de governo do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB no Paraná, salientando os aspectos fundamentais, as características e a coerência das propostas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
315
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202640
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, R. B. Escola cidadã no Paraná: análise de seus avanços e retrocessos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1341. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo