Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior de Química: análise da produção científica de teses e dissertações (2012-2022)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar as principais discussões que envolvem a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, especificamente na área de Química, com base em uma pesquisa bibliográfica das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, entre 2012 e 2022. Para isso, empregamos a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura e utilizamos a análise de conteúdo no tratamento dos dados. Após um exame abrangente dos trabalhos, compreendendo seis dissertações e duas teses, foram elaboradas duas categorias para discussão e análise. Os resultados obtidos revelaram lacunas significativas na pesquisa relacionada à avaliação, com concentração dessas pesquisas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, evidenciando um vasto campo de estudos futuros a ser explorado na pesquisa. Em relação aos trabalhos, se concentram na concepção e processo formativo e no processo avaliativo, no sentido de melhoria e construção necessária para atuar na docência.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARAÚJO, L.; ROSÁRIO, F.; FIALHO, I. Avaliação Formativa e Formação de Professores. In: VII ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – APRENDER NO ALENTEJO, 7., 2012, Évora. Anais [...]. Évora: Universidade de Évora, 2012. p. 1-16. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/8167/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20formativa%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
ARAÚJO, R. B. Instrumentos de avaliação na atividade experimental da disciplina de Química Analítica Qualitativa. Dissertação (Mestrado em Ciências), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 92 p. 2014. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-16102014-192505/publico/DissertCORRIGIDARBAraujo.pdf
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área 46, 2016, 54p.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI; A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; C., DE PAULA, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Métodos de pesquisa: manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, p. 55-70. 2014.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 19, n. 41, p. 347-372, set./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae194120082065.
FERREIRA, A. C.; GUERRA, A. A Construção da Identidade Docente de Licenciados em Física e Matemática: Relatos sobre o Processo Formativo. Revista de Estudos em Educação e Diversidade (REED), [s.l.], v. 1, n. 1, p. 83-96, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 29 out. 2023.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 29 out. 2023.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LEMOS, P. S.; SÁ, L. P. A Avaliação da Aprendizagem na Concepção de Professores de Química do Ensino Médio. Revista Ensaio, Belo Horizonte. v. 15, n. 3, p. 53-71, set-dez, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150304. Acesso em: 29 out. 2023.
LIMA, V. M. R.; SOUZA, K. S. Estratégias para o Ensino de Química Remoto: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 9, 1-14, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32091. Acesso em: 29 out. 2023.
LOCH, J. M. DE P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Química Nova na Escola, [s.l.], n. 12, p. 30–3, 2000. Disponível em: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a07.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2014
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: Professores/Pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2020. Coleção Educação em Química – Ebook.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MIGUEL, K. S.; JUSTINA, L. A. D.; FERRAZ, D. F. As gerações presentes nos estudos relacionados à avaliação da aprendizagem: questões teóricas e práticas. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, [s.l.], v. 18, n. 41, p. 255-280, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13543. Acesso em: 29 out. 2023.
NADAL, B. G.; LEÃO, T. J. E. Avaliação do ensino e da aprendizagem. Olhar de professor, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 119-127, 2002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1382. Acesso em: 29 out. 2023.
PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: Quais Estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
PAULA, C. B. A (trans)formação do conhecimento didático do conteúdo no contexto da formação inicial em um curso de Licenciatura em Química. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 135 p. 2022. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/ppgq/files/2022/10/Dissertacao-Versao-Final.pdf.
POZO, J. I. CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RAMOS, M. G.; MORAES, R. A avaliação em Química: contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Eds.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. p. 368.
REGO, A. M. C. A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem: uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 128 p. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36953.
REIS, J. S.; MENEGAZZO, R. F.; COELHO, J. G.; SOUZA, C. B. S.; RODRIGUES, M. J. Avaliação das aprendizagens: concepções e práticas de professores de Ciências Naturais de Bragança (Portugal) e Colorado do Oeste (Brasil). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 432-457, 2019. Disponível em: https://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/355. Acesso em: 29 out. 2023.
ROCHA, G. B.; SILVA, M. A. A.; SILVA, J. G. Algumas Lacunas na Formação Inicial: O que dizem os Egressos de uma Licenciatura?. Revista Internacional de Formação de Professores, [s.l.], p. 17-36, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/507. Acesso em: 29 out. 2023.
SALES, E. S. Formação inicial de professores de química: um estudo acerca das condicionantes da prática avaliativa. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 168 p. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25528.
SILVA FILHO, L. G. Concepções de professores de matemática e química sobre avaliação de aprendizagem: estudo de caso em um curso de licenciatura plena em química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 144p. 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/163726.
SILVA, M. A. A. Docência universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 205 p. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33355.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G. Docência Universitária nas pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências na UFBA. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 29 out. 2023.
SOUZA, T. S. O ensino de ciências por investigação e a avaliação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de química. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 205 p. 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25084.
TENREIRO-VIEIRA, C. Formação em pensamento crítico de professores de ciências: impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s.l.], v. 3, n. 3, p. 228-256, 2004. Disponível em: https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen03/REEC_3_3_1. Acesso em: 29 out. 2023.
UHMANN, R. I. M.; VORPAGEL, F. S. Professores em formação discutindo a Avaliação Escolar. Revista Insignare Scientia (RIS), [s.l.], v. 1, n. 3, p. 1-14, set/dez, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710. Acesso em: 29 out. 2023.
VACHESKI, G. M. O. Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: implicações para o desenvolvimento profissional docente. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 206 p. 2016. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/atividades-sob-a-perspectiva-cts-na-formacao-inicial-de-professores-de-quimica-implicacoes-para-o-desenvolvimento-profissional-docente/.
VILLAS BOAS, B. M. F. Avaliação para aprendizagem na formação de professores. Cadernos de Educação, Brasília, n. 26, p. 57-77, jan./jun., 2014. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/cadernos_educacao/cadernos_educacao_26.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
VILLAS BOAS, B. M. F.; SOARES, S. L. O Lugar da Avaliação nos Espaços de Formação de Professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio-ago., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/bxfq69RW6GWvBH7hP5sNkgy/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 29 out. 2023.
YÜKSEL, H. S.; GÜNDÜZ, N. Formative and summative assessment in higher education: Opinions and practices of instructors. European Journal of Education Studies, [s.l.], v. 3, n. 8, p. 336-356, 2017. Disponível em: https://oapub.org/edu/index.php/ejes/article/view/904. Acesso em: 29 out. 2023.
ZABALA, A. A avaliação. In: A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.