Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior de Química: análise da produção científica de teses e dissertações (2012-2022)

Conteúdo do artigo principal

Mestrando Renan Martins Libório
https://orcid.org/0000-0001-9252-5426
Dr.ª Katiuscia dos Santos de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9837-9335

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar as principais discussões que envolvem a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, especificamente na área de Química, com base em uma pesquisa bibliográfica das teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, entre 2012 e 2022. Para isso, empregamos a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura e utilizamos a análise de conteúdo no tratamento dos dados. Após um exame abrangente dos trabalhos, compreendendo seis dissertações e duas teses, foram elaboradas duas categorias para discussão e análise. Os resultados obtidos revelaram lacunas significativas na pesquisa relacionada à avaliação, com concentração dessas pesquisas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, evidenciando um vasto campo de estudos futuros a ser explorado na pesquisa. Em relação aos trabalhos, se concentram na concepção e processo formativo e no processo avaliativo, no sentido de melhoria e construção necessária para atuar na docência.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LIBÓRIO, R. M. .; SOUZA, K. dos S. de . Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior de Química: análise da produção científica de teses e dissertações (2012-2022). Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22615.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22615. Acesso em: 7 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestrando Renan Martins Libório, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas, Aluno de Pós-Graduação em Nível de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Amazonas.

Dr.ª Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química, área de atuação Ensino de Química. Atualmente atuando nos Programas de Pós-Graduação de Química e também Ensino de Ciências e Matemática.

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