Escolhas, percursos e trajetórias de formação: reflexões sobre a aprendizagem profissional da docência de professores iniciantes de Geografia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo central a compreensão dos processos de aprendizagem da docência por parte de professores iniciantes de Geografia da Educação Básica. Por meio da leitura e análise de questionários aplicados a nove professores, construímos um breve perfil dos respondentes e avançamos na discussão sobre: (1) os processos que conduziram a escolha pela licenciatura em Geografia como curso superior e (2) as relações entre formação acadêmico-profissional, iniciação e aprendizagem da docência. Quase totalidade dos professores, mesmo que de maneira crítica, reconhece as contribuições da formação na universidade para sua prática profissional. Entendem a formação como processo contínuo e não restrito aos saberes técnicos. Dessa maneira, valorizam a chamada “teoria” na formação acadêmica, porém afirmam sobre a necessidade de que as disciplinas que tenham esse caráter tomem a realidade escolar como referência para sua organização e desenvolvimento. Nos relatos desses professores, a entrada na escola desencadeou uma série de aprendizagens e reflexões em torno da própria prática e uma avaliação problematizadora da formação na universidade. Conhecer e analisar as trajetórias desses docentes nos trouxe uma série de elementos e indícios fundamentais para uma compreensão mais ampliada e complexificada dos processos de aprendizagem profissional da docência por parte dos professores iniciantes.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.