CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?

Conteúdo do artigo principal

Júlio Emílio Diniz Pereira
Luciana Resende Allain

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações, entendidas aqui, enquanto exames atentos ou reflexões, acerca da formação do professor-pesquisador, uma proposta de formação docente que está amplamente presente no discurso educacional contemporâneo. O principal argumento trazido, por meio deste texto, é que caso esse programa de formação não se articule com uma discussão bastante séria a respeito da profissionalização e do trabalho docente, corre-se o risco de que tal proposta caia em um discurso vazio, mais um lugar comum na produção acadêmica sobre educação.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
982
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202649
|

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, J. E. D.; ALLAIN, L. R. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A QUE PESQUISA E A QUE PROFESSOR SE REFERE ESSA PROPOSTA DE FORMAÇÃO?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 9, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1464. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo