CONHECENDO OS/AS PROFISSIONAIS DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE DESCALVADO

Conteúdo do artigo principal

Maria Beatriz Jacomini
Aline Sommerhalder

Resumo

Este texto decorre de uma pesquisa de iniciação científica concluída e realizada a partir de uma ação de formação continuada de professores e gestores de educação infantil no município de Descalvado/SP, realizado por meio de uma Atividade de Extensão intitulada: Formação de Professores de Educação Básica: uma parceria colaborativa entre escola e universidade. A questão de pesquisa foi: Quem são os/as profissionais docentes das Creches municipais de Descalvado/SP?  O objetivo foi levantar e conhecer a trajetória profissional e características de um grupo de profissionais docentes de Creches do município de Descalvado/SP, participantes de uma Atividade de Extensão de Formação Continuada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário em 29 profissionais de educação infantil, que atuam em creches deste município. Os resultados evidenciaram, dentre outros pontos, que o grupo em questão em sua maioria é mulher (28 profissionais), possui experiência consolidada de docência, em vários níveis de ensino, incluindo a etapa da educação infantil e a grande maioria possui formação superior em Pedagogia. O estudo evidenciou ainda que a maioria das/dos colaboradoras/res desta pesquisa participou de cursos de formação contínua nos últimos cinco anos e para muitos/as a escolha pela atuação em creches decorreu de necessidade de trabalhar e falta de oportunidade profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
JACOMINI, M. B.; SOMMERHALDER, A. CONHECENDO OS/AS PROFISSIONAIS DE CRECHE DO MUNICÍPIO DE DESCALVADO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 217–230, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5657. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
17(2)
Biografia do Autor

Maria Beatriz Jacomini, UFSCar

Graduanda em Pedagogia.Universidade Federal de São Carlos/UFSCar

Aline Sommerhalder, UFSCar

Aline Sommerhalder

Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação; UFSCar; Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH/Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. 

 


Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)