Educação infantil diante da pandemia causada pela Covid-19: no cenário o programa Rio Preto Educ Ação

Main Article Content

Aline Sommerhalder
Raiza Fernandes Bessa de Oliveira
Giseli Alcassas Masson

Resumo

Este estudo tem como foco a educação infantil em contexto de pandemia causada pela Covid-19, uma vez que muito se tem visto e se discutido sobre esta etapa, sendo as atividades pedagógicas a distância fator de preocupação por parte de pesquisadores e educadores da primeira infância. Se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa, como estudo de caso documental e objetiva apresentar e discutir brevemente alguns aspectos da implementação de um Programa Educacional Municipal, criado em contexto pandêmico, evidenciando possibilidades de trabalho, mas também alguns limites e desafios. Os dados indicaram estratégias e ferramentas que possibilitaram a continuidade de vínculo entre escolas, professores(as), crianças e famílias, bem como a continuidade de trabalho dos docentes. Infere-se, também, a necessidade de avaliação constante de ações e propostas vinculadas a esse Programa, objetivando que sejam intencionais, efetivas e não excludentes, garantindo os direitos educacionais de bebês e crianças, mesmo em um cenário tão complexo, urgente e inédito.


Palavras-chave: educação infantil, pandemia pelo Covid-19, atividades pedagógicas a distância.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
SOMMERHALDER, A.; FERNANDES BESSA DE OLIVEIRA, R.; ALCASSAS MASSON, G. Educação infantil diante da pandemia causada pela Covid-19: no cenário o programa Rio Preto Educ Ação. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8, 2 abr. 2021.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, UFSCar/Docente associada

Docente Associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - CECH - Universidade Federal de São Carlos/SP, campus de São Carlos; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/ UFSCar; Coordenadora do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) - UFSCar/CNPq; Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. Pós-doutora pela Universidade de Roma Tre (Roma/Itália). 

 

 

 

Raiza Fernandes Bessa de Oliveira, UFSCar/Doutoranda PPGE/Membro do Cfei/Professora formadora e de Educação Básica I da SME de São José do Rio Preto/SP

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educaçãp - PPGE - Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos/SP; Membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância - Cfei (UFSCar/CNPq); Professora formadora (função) / Professora de Educação Básica I (cargo) da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto/SP.

Giseli Alcassas Masson, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto/SP

Professora formadora (função) / Professora de Educação Básica I (cargo) - Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto/SP; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar - PPGE, campus de São Carlos/SP; Pedagoga.