Chamada de artigos - Dossiê: Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança

2020-03-13

Chamada de artigos para Dossiê

 

1 – Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança

 

 

2 – Editores convidados:

Profª Dra. Lucimara Cristina de Paula (UEPG) e Prof.  Érico Ribas Machado (UEPG)

 

 

 

3 – Prazo de submissão: até 10 de agosto de 2020.

 

 

 

4 – Previsão de publicação: v. 16, ano de 2021 (publicação contínua)

 

 

5 – Tipos de textos esperados:

- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê.

- Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.

 

 

 

6 - Temas pertinentes:

- Paulo Freire: história de vida e produção científica

- A produção de Paulo Freire e o atual contexto histórico brasileiro

- O legado de Paulo Freire para a educação escolar e não escolar

- Contribuições do pensamento de Freire para os estudos sobre mídia e educação

- A importância da pedagogia de Freire para os estudos culturais, os estudos sobre gênero e sobre as relações étnico-raciais

- Paulo Freire no contexto internacional.

 

 

 

 

7 - Justificativa

Por que enaltecer o centenário de nascimento de Paulo Freire, instigando debates sobre sua vida e sua obra, reavivando sua caminhada histórica de resistência e esperança em direção a uma pedagogia do oprimido? Por que insistir em disseminar seu pensamento e seu trabalho como marcos atemporais e universais de luta amorosa contra tudo que desumaniza e coisifica homens e mulheres em diferentes épocas e de diferentes formas?

Porque Paulo Freire renasce com mais força em cada momento histórico em que avançam e endurecem os meios de propagação da violência, da manipulação, do autoritarismo, da arbitrariedade, da repressão à liberdade e às diferentes formas de existir no mundo, da intolerância, do desrespeito, do ódio entre pessoas, grupos e classes sociais.

A voz e os escritos de Freire crescem e são resgatados cada vez que as pessoas se manifestam e marcham em direção ao ser mais, à defesa de seus direitos como cidadãos e cidadãs e seres humanos dignos de respeito e de uma vida melhor para todos e todas, em diversos aspectos. Nesse sentido, os princípios e as ações vinculados à sua trajetória ressurgem quando somos   violentados(as) como gente, como trabalhadores e trabalhadoras, em um contexto social e político de exceção que nos esmaga em todas as dimensões.

Além desse cenário, a desqualificação de Paulo Freire por representantes do governo, ignorando seu legado como intelectual brasileiro e Patrono da Educação Brasileira, internacionalmente reconhecido, traz a urgente necessidade de investimento em produções científicas que mostrem o alcance e a profundidade de sua teoria, em diferentes áreas do conhecimento, esclarecendo equívocos, injustiças e calúnias em relação à sua produção científica.

Paulo Freire renasce, portanto, por meio desse dossiê que propõe o combate aos retrocessos históricos que desejam aniquilar a construção de uma sociedade menos violenta, menos injusta, menos desrespeitosa, menos desumana e desigual. Convidamos a todas e todas que apostam nesse renascimento, que compartilhem conosco suas pesquisas e trabalhos fundamentados em Paulo Freire, reavivando sempre a vontade e a luta de transformar o mundo!

 

 

8 – Contato: praxiseducativa@uepg.br

 

 

9 - As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions

 

 

 

 

 

Informações adicionais:

1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista

https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions

 

O artigo deve ser submetidos em formato Word, sem a identificação dos autores.

 

2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.

 

3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.

 

4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.

 

Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista):

  1. a) O artigo (ou resenha) deverá ser inédito no Brasil.

 

  1. b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

 

  1. c) Extensão: os artigos deverão ter até 25 páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.

 

  1. d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.

 

  1. e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

 

  1. f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.

 

  1. g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

 

  1. h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

 

  1. i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).

 

  1. j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

 

  1. k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

 

Questões éticas:

A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

 

- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais)

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

- Material da ANPEd sobre ética na pesquisa - Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)