Chamada para Seção Temática

2023-09-01

Seção temática - 2024

Título:

A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

Organizadores:

Jorge Alarcón-Leiva – Universidad de Talca (Chile)

Andréia Vicência Vitor Alves – UFGD (Brasil)

Andressa Gomes de Rezende Alves – UEMS (Brasil)

Andrea María Tejera Techera - Universidad ORT (Uruguay)

Mariela Esther Questa Torterolo - Universidad ORT (Uruguay)

Cronograma:

Divulgação da chamada: 01/09/2023

Recebimento de artigos: 01/11/23 a 15/12/2023 (via Sistema de submissão da revista)

Publicação: 2024

Apresentação:

Esta seção temática tem por objetivo publicar artigos sobre a Educação Básica nos países da América Latina no que diz respeito às políticas educacionais, à gestão da educação e à formação de professores. As reformas e políticas educacionais que têm sido desenvolvidas na região, sob inspiração neoliberal, têm provocado o alinhamento de ações e tomadas de decisões marcadas por intensos processos de descentralização, pela criação de sistemas nacionais de avaliação de desempenho, reformas curriculares e de formação docente e por novas formas de gestão dos sistemas de ensino.

Temas de interesse:

  • Políticas educacionais para a Educação Básica na América Latina
  • Gestão da Educação Básica na América Latina
  • Sistemas de avaliação de desempenho na Educação Básica na América Latina
  • Reformas educacionais na Educação Básica na América Latina
  • Políticas de formação de professores/as

Observações:

- As orientações para autores estão disponíveis em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions

- A revista é de publicação contínua. Os artigos são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

- Os/As autores/as de artigos aprovados receberão orientações sobre a revisão dos textos e dos resumos em inglês e espanhol.

Contato: praxiseducativa@uepg.br