Leituras de Foucault na regulação do coletivo escolar

Autores

  • Miriam Soares Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0009

Resumo

Problematizam-se neste trabalho leituras recorrentes no campo educacional de escritos do filósofo francês Michel Foucault a respeito dos processos de disciplina e controle nos espaços-tempos escolares da contemporaneidade. Partindo-se dos registros de um estudo de caso etnográfico realizado em escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, questiona-se a dicotomia liberdade vs.opressão com que frequentemente se interpretam, com base nas referidas leituras, as relações escolares. Destaca-se, em conclusão, a atualidade da crítica antiautoritária das proposições foucaultianas em discussão, a qual não se compromete pelo questionamento de suas apropriações em simplificação binária.

 

Palavras-chave: Disciplina. Controle. Foucault.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miriam Soares Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2011-07-08

Como Citar

LEITE, M. S. Leituras de Foucault na regulação do coletivo escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 101–110, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1271. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos