Jovens diante da História: o nacional e o internacional na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.161171Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar distintos aspectos político-identititários das noções de consciência histórica, cultura política e nação, de alunos com 15 anos de idade de três países vizinhos: Brasil, Argentina e Uruguai. Este trabalho está inserido em um contexto mais amplo do projeto, denominado “Jovens diante da História”, que buscou inspiração em uma experiência de pesquisadores europeus chamada “Youth and History”, iniciada em 1994. Com base em um questionário com mais de 40 questões direcionadas a alunos e professores dos países abarcados no projeto, selecionaram-se algumas situações em que os alunos abordaram assuntos ligados aos objetivos desse recorte temático. Consideram-se, assim, a partir das assertivas dos respondentes, assuntos que discutem desde o passado colonial latino americano a dilemas da contemporaneidade como entraves entre nações e blocos econômicos.
Palavras-chave: Cultura política. Identidades. América Latina. Nacional/Internacional.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.