Jovens diante da História: o nacional e o internacional na América Latina

Autores

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jonathan de Oliveira Molar Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.161171

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar distintos aspectos político-identititários das noções de consciência histórica, cultura política e nação, de alunos com 15 anos de idade de três países vizinhos: Brasil, Argentina e Uruguai. Este trabalho está inserido em um contexto mais amplo do projeto, denominado “Jovens diante da História”, que buscou inspiração em uma experiência de pesquisadores europeus chamada “Youth and History”, iniciada em 1994. Com base em um questionário com mais de 40 questões direcionadas a alunos e professores dos países abarcados no projeto, selecionaram-se algumas situações em que os alunos abordaram assuntos ligados aos objetivos desse recorte temático. Consideram-se, assim, a partir das assertivas dos respondentes, assuntos que discutem desde o passado colonial latino americano a dilemas da contemporaneidade como entraves entre nações e blocos econômicos.

 

Palavras-chave: Cultura política. Identidades. América Latina. Nacional/Internacional.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Prof. do Departamento de História e Mestrado em Educação da UEPG

Jonathan de Oliveira Molar, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação e professor colaborador da UEPG

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

CERRI, L. F.; MOLAR, J. de O. Jovens diante da História: o nacional e o internacional na América Latina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 161–171, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.161171. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1318. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos